Tem um carro e precisa de crédito? Veja como fazer o empréstimo com garantia de veículo

Use o seu veículo para conseguir uma grana a mais para realizar sonhos ou sair do aperto financeiro

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

Sabia que o seu carro também pode ser usado para obter uma grana emprestada com condições melhores? Quem precisa de dinheiro e possui um automóvel pode utilizá-lo no empréstimo com garantia de veículo, uma boa alternativa para quem precisa de crédito.

Esse dinheiro pode ser usado para diversos fins:

  • Construção ou reformas em casa;

  • Compra de móveis e outros itens importantes para a família;

  • Bancar cursos, estudos ou outros investimentos em educação;

  • Fazer aquela viagem de férias ou intercâmbio;

  • Lidar com uma emergência de saúde;

  • Conseguir capital para abrir o próprio negócio;

  • Quitar dívidas mais caras do que o empréstimo que você vai pegar.

Além de conseguir crédito, o empréstimo com garantia de veículo tem vantagens relacionadas ao pagamento, o que ajuda a manter o orçamento doméstico equilibrado. Ao mesmo tempo, você continua usando o carro, basta manter o pagamento das parcelas.

O que é o empréstimo com garantia de veículo?

foto de uma mão segurando duas notas de 50 reais, com ícones de carro e dinheiro, para dar ideia de empréstimo com garantia de veículo. O fundo da imagem é azul

O empréstimo com garantia de automóvel é uma modalidade de concessão de crédito pessoal oferecida por instituições financeiras e bancos para quem possui veículo próprio em seu nome e quer solicitar dinheiro emprestado.

O recurso também pode ser encontrado no mercado pelo nome refinanciamento de veículo e utiliza esse bem como garantia de pagamento da dívida. Isso quer dizer que o automóvel ficará alienado ao contrato de empréstimo, por meio da alienação fiduciária.

Importante dizer: quem pede esse crédito não perde o veículo e pode continuar usando-o normalmente. Apenas estabelece que o automóvel é a garantia do empréstimo. 

A partir de alguns processos de análise de crédito e com base na avaliação do bem, são definidas taxas da dívida, valor a ser emprestado e prazo de pagamento.

Vantagens de usar seu carro como garantia

Existem muitos benefícios para quem usa um veículo próprio para obter empréstimo pessoal:

  • É uma opção para quem possui automóvel e não quer ou não pode recorrer a outros tipos de crédito, como empréstimo consignado;

  • Taxas e juros tendem a ser menores, pois o banco que concede o empréstimo tem mais segurança de que a dívida será paga com o automóvel em caso de inadimplência;

  • O pagamento do empréstimo acontece de forma parcelada em prazos que podem superar os 48 meses, o que pode reduzir o valor das prestações, que, desta maneira, pesam menos no orçamento;

  • O valor do automóvel é considerado para definir o valor do empréstimo, o que permite obter valores maiores do que outros tipos de crédito, a depender da análise do veículo e análise de crédito;

  • O dinheiro pode ser bem usado para o que você bem entender, ao contrário de outros contratos para obtenção de crédito, como um financiamento;

  • Você continua utilizando o carro como preferir e só corre o risco de perdê-lo para o banco se não pagar as prestações nem negociar a dívida com a instituição financeira;

  • Mesmo se você trocar de carro, é possível manter o empréstimo: basta falar com o banco, para que seja feita nova análise do veículo e, se estiver tudo certo, realizar a substituição de garantia.

Outra vantagem é que o processo para obter crédito utilizando um automóvel como garantia é simples e pode ser realizado totalmente online, a depender do banco escolhido para pedir o empréstimo.

Como conseguir crédito com garantia de veículo

foto de mulher olhando com atenção para papel que um homem à sua frente está segurando. A mulher é branca, tem cabelo preto liso e usa blusa amarela. O homem é branco, tem barba grisalha, usa óculos e aponta para o papel mostrando algo para a mulher.

Para usar seu carro como garantia de empréstimo, um dos primeiros passos é verificar se clientes do banco que oferece o crédito têm facilidade em fazer a solicitação. Abrir uma conta na instituição para pedir o empréstimo depois pode facilitar o processo.

Outro aspecto que facilita a vida de quem está em busca de crédito é ter um bom score, que conta pontos na análise de crédito que toda instituição faz ao receber pedidos de empréstimo. 

Depois, apresente seus documentos pessoais, como RG e CPF, e também comprovante de renda e residência, além da documentação do veículo. Tudo isso será considerado na análise de crédito que a instituição fará antes de liberar o empréstimo.

Vale lembrar que o carro deve estar no nome da pessoa que solicitou crédito. Isso quer dizer que não dá para usar automóveis de terceiros como garantia de empréstimos. Despesas como IPVA e multas não podem estar com pagamento em aberto.

Após a análise de crédito, o automóvel passará por vistoria cautelar, que analisa ano, condições do carro e valor de mercado. Esse processo pode acontecer de forma online e ser realizado pelo celular do dono do carro.

Tudo isso ajuda o banco a analisar se o cliente receberá o empréstimo ou não, qual o valor e as condições de taxas de financiamento.

Se estiver tudo certo e o banco considerar que o veículo pode ser usado como garantia, é encaminhado para o cliente o contrato de empréstimo. Em algumas instituições, isso também é feito de forma digital, via e-mail ou apps de mensagem, por exemplo.

Basta você assinar a documentação (digitalmente também, se for o caso) e pronto, o dinheiro será liberado de acordo com o prazo estabelecido pelo banco. Lembre-se que o veículo será alienado e volta a ser de sua propriedade após a dívida ser quitada. 

Diferenças entre empréstimo com garantia e financiamento de veículo

foto de uma pessoa com a mão estendida para pegar chave de carro, enquanto outra pessoa assina um papel ao lado. A chave e o papel estão em cima de mesa.

O empréstimo com garantia de carro não pode ser confundido com o financiamento de veículo, mesmo que ambos os recursos tenham relação com automóveis.

No caso do empréstimo, uma pessoa recebe dinheiro emprestado e utiliza seu carro como garantia de que essa dívida será paga. Depois das etapas de aprovação, as quantias recebidas como crédito podem ser usadas para o que a pessoa desejar.

No caso do financiamento, uma instituição concede crédito para alguém comprar seu veículo. Ou seja, há o repasse de valores para um fim específico, que é a aquisição de um carro, moto ou outro automóvel.

Logo, financiar um carro significa receber crédito que deve ser usado apenas para comprar o automóvel. No empréstimo, não: a pessoa já possui um carro em seu nome e utiliza-o para obter crédito, podendo usar o dinheiro como preferir.

Precisa de dinheiro? Consiga empréstimo na hora, pelo celular e sem pegadinhas. Contrate agora com o Banco PAN!