O que é LCI? Saiba tudo sobre a Letra de Crédito Imobiliário

A Letra de Crédito Imobiliário é uma alternativa de investimento de renda fixa e pode ser vantajosa, a depender dos seus objetivos

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Quando se fala em investimentos de renda fixa, uma alternativa que está disponível nessa modalidade de aplicação é a Letra de Crédito Imobiliário, ou LCI. Porém, o termo pode ser novo para quem ainda não investe ou acabou de começar a entrar nesse meio.

A LCI tem particularidades que trazem vantagens e desvantagens para quem investe, por isso é fundamental entender como o investimento funciona e como escolher um título de Letra de Crédito Imobiliário.

O que é LCI?

A LCI é um tipo de investimento de renda fixa. Isso significa que, assim como outras aplicações do gênero, quem investe tem noção de forma antecipada sobre qual será sua rentabilidade antes de colocar dinheiro.

A LCI, assim como as outras aplicações de renda fixa, são consideradas em geral como de baixo risco.

Obviamente que qualquer investimento possui riscos de perdas. Afinal, existe uma série de fatores que influenciam na rentabilidade. Só que, quando comparados com investimentos de renda variável, os de renda fixa têm menos chances de surpreender e trazer perdas.

A LCI é uma aplicação na qual quem investe compra títulos de renda fixa do mercado imobiliário. Logo, quem faz o investimento empresta seu dinheiro para as empresas do ramo de imóveis, que usam o dinheiro para expandir atividades e crescer.

Como “agradecimento” pelo empréstimo de dinheiro, os investidores recebem o valor que aplicaram acrescido de juros. A rentabilidade é informada antes de os interessados realizarem os investimentos. 

A LCI é livre de IOF quando o valor aplicado não é retirado em menos de 30 dias. Além disso, quem coloca dinheiro nesse tipo de investimento não paga Imposto de Renda.

Como funciona a Letra de Crédito Imobiliário?
foto de uma mulher usando calculadora e notebook em cima de mesa de cozinha, para dar ideia de investimento em LCI. A mulher é branca, tem cabelo castanho, usa óculos e veste camisa branca com bolinhas. Ao fundo, itens de cozinha e janela transparente.

Assim como outras aplicações de renda fixa, na LCI a rentabilidade pode ser atrelada a 2 regras diferentes:

  • Prefixada, quando quem investe é informado sobre a taxa de juros na hora da aplicação;

  • Pós-fixada, quando a taxa de juros é ligada a um indicador de referência, como a taxa CDI.

No primeiro caso, quem aplica dinheiro em LCI consegue calcular o quanto vai receber no vencimento do título, ou seja, até a data estipulada como limite para os valores ficarem investidos na LCI. Esse prazo é definido antes da aplicação.

Já na segunda situação, a rentabilidade depende da variação do indicador de referência. Conforme a alta ou baixa desse indicador, a taxa de juros pode ser maior ou menor, o que também influencia no retorno financeiro da LCI.

A Letra de Crédito Imobiliário, assim como outros investimentos de renda fixa, também conta com a proteção do FGC, Fundo Garantidor de Crédito, que devolve valores que as pessoas colocaram em títulos de empresas financeiras que venham a quebrar.

Como investir em LCI?

Para realizar investimentos em títulos de LCI, o passo a passo é similar ao das outras aplicações de renda fixa:

  1. Procure por uma instituição financeira que tenha autorização para emitir ou comercializar títulos de crédito imobiliário e esteja disponibilizando esses papéis para o mercado;

  2. Avalie o título que você quer é pré ou pós-fixado, o vencimento e também o valor mínimo que a instituição exige para aplicação;

  3. Se estiver tudo de acordo com seus objetivos financeiros, adquira o título e resgate-o, se possível, apenas no vencimento, para não deixar de ganhar com os juros ao longo do tempo até o prazo.

Porém, é bom avaliar as diferenças que as letras de crédito imobiliário possuem em relação a outras aplicações, além de tomar alguns cuidados para não ter surpresas. Isso vale tanto para quem está começando a investir quanto para diversificação de investimentos.

Diferenciais em relação a outros tipos de investimento

foto de 3 pessoas olhando para notebook em cima de mesa: à esquerda, um homem branco aparece desfocado. Ao centro, uma mulher negra de cabelo crespo e blusa listrada preta e branca. À direita, um homem branco de óculos, barba e terno azul. Ao fundo, janelas transparentes.

Uma das diferenças é que não são cobradas taxas de administração para LCI, ao contrário de aplicações como ações. Entretanto, é possível que existam taxas de custódia ou corretagem cobradas pela instituição financeira na qual você pretende comprar LCI.

Outro ponto que difere de outras aplicações é que a letra de crédito imobiliário tem o amparo do FGC, o que não acontece com ações e outros investimentos de renda variável. Logo, se a instituição quebrar, investimentos de até R$ 250 mil em LCI serão devolvidos.

Esse aspecto, somado à rentabilidade definida de forma antecipada à aplicação, faz com que a LCI seja uma opção mais segura para investimento quando comparada com investimentos de renda variável.

Além disso, por serem isentas de Imposto de Renda, as letras de crédito imobiliário podem ser mais vantajosas e trazer mais retorno financeiro do que aplicações de renda fixa como o CDB, que sofre incidência de IR.

Cuidados na hora de investir

Antes de colocar dinheiro em LCI, é fundamental pensar sobre alguns detalhes que fazem a diferença conforme o objetivo financeiro de quem vai investir.

Se a ideia é liquidez, ou seja, transformar o título em dinheiro num prazo curto, a LCI pode não ser uma boa opção. Existem títulos que exigem um prazo de carência mínimo de 90 dias no qual o dinheiro deve ficar investido.

Dependendo do título escolhido, caso seja preciso resgatar o valor da aplicação antes do vencimento, os rendimentos até aquele momento podem ser perdidos.  Ao mesmo tempo, existem letras que só permitem resgate quando o título vencer, o que pode levar anos.

Também é importante lembrar dos valores mínimos de investimento da LCI. Para aplicar, deve-se estar com essa quantia. Por exemplo: se uma instituição emite um título LCI com valor mínimo de R$ 50 mil, você precisa estar com essa quantia para realizar a aplicação.

Aprenda ainda mais sobre investimentos e como você pode começar ou diversificar as suas aplicações de acordo com os seus objetivos financeiros. Entenda agora 7 mitos e verdades sobre investimento!