O que você vai ler neste artigo:

Pesquisa diz que 62 milhões têm nome sujo; veja como sair dessa

Inadimplência atinge quase 4 a cada 10 adultos brasileiros

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

28.06.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Dos 212 milhões de brasileiros, 62,3 milhões (29,3%) estão com o nome sujo, segundo levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). 

Na prática, esse número mostra que quase 4 a cada 10 (38,68%) dos adultos do país estão inadimplentes, de acordo com a pesquisa, que reflete dados relativos a maio. 

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de pessoas com contas atrasadas cresceu 5,81%. 

Já em relação ao mês anterior (abril de 2022), o número de brasileiros com as contas atrasadas aumentou em 0,8%.

Eis abaixo outros dados do levantamento, referente ao mês de maio de 2022:

  • em média, o valor das dívidas é de R$ 3.564,82 por consumidor;

  • média dos consumidores deve ao menos para quase 2 empresas (1,89);

  • metade das dívidas (50,32%) é de até R$ 1 mil;

  • idade média de um devedor em atraso é de 44 anos;

  • tempo de atraso médio das contas dos brasileiros é de 2 anos, 2 meses e 24 dias.

A parcela de negativados com contas com mais de 3 meses de atraso, mas menos de 1 ano, é de 44,73%. Já outros 10,43% dos brasileiros têm dívidas de até 90 dias.

A maior parte dos inadimplentes têm de 30 a 39 anos: 24,04%. Em seguida, aparecem aqueles que estão na faixa dos 40 aos 49 anos (21,06%). 

Imagem mostra cédulas de 100 reais, 50 reais, 10 reais, 20 reais e 5 reais sobre alguns boletos. Há moedas de 1 real ao lado das cédulas.

Além disso, a maior parte das dívidas das pessoas negativadas é com os bancos: 58,48%. Em seguida vêm comércio (13,69%), água e luz (11,12%) e comunicação (9,37%).

Se você se encontra numa situação como essa, saiba que é possível limpar o nome. Uma das maneiras para isso é saber negociar suas dívidas.

Outra solução é fazer um empréstimo com juros menores do que o das dívidas atuais. Aqui neste artigo você entende quando e como vale a pena fazê-los. 

E neste outro texto, você consegue entender se o seu nome está sujo, aprende a tirá-lo dessa situação e ainda ganha dicas de planejamento financeiro para evitar cair nessa situação novamente.

O primeiro passo para saber se o seu nome está nessa situação é checar seu CPF em empresas de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

Quando há uma conta em atraso, a empresa para a qual o consumidor está devendo pode cadastrar o nome do consumidor em uma dessas listas de inadimplentes. 

Mas, antes disso, a empresa ou instituição financeira precisa entrar em contato com o consumidor para avisá-lo sobre a existência da dívida, com prazo para pagamento antes de o nome entrar na lista de negativados.

Aqui neste outro artigo

você entende como educação e planejamento financeiros podem ajudar a evitar esse e outros problemas com dívidas.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSINADIMPLÊNCIA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: