Entenda o que é o prêmio do seguro e indenização. E descubra a diferença entre os dois termos

Termo utilizado pelas empresas seguradoras pode gerar dúvida. Entenda o que significa.

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Na hora de contratar qualquer tipo de seguro, como de casa, automóvel, celular, cartão, entre outros, é muito importante entender todas as informações e termos que aparecem no contrato. Prêmio do seguro, por exemplo, é algo que pode causar certa confusão.

Por causa do nome “prêmio”, quando esse termo aparece nas cláusulas de contrato pode parecer, à primeira vista, que você receberá alguma quantia em dinheiro, após um período segurado, por meio de sorteios, por exemplo. Mas não é bem isso o que esse termo significa. 

Mas não se preocupe, vamos esclarecer as suas principais dúvidas sobre esse assunto e explicar exatamente o que o prêmio do seguro significa e como ele se aplica na hora da contratação do serviço.

O que é seguro? 

O seguro é um contrato que garante proteção em caso de imprevistos. Ao contratar um seguro, para proteger algo que tenha importância para você, o seguro prevê um valor de indenização para cobrir os prejuízos, seja em caso de perda ou prejuízo financeiro. 

Cada modalidade de seguro possui regras específicas que podem variar de acordo com a sua necessidade. Um seguro de carro, por exemplo, pode ser apenas para cobrir roubo, furto e incêndio ou ser um pouco mais abrangente e incluir proteção para o caso de colisões. 

Por isso, na hora de contratar um seguro, você precisa definir alguns itens importantes, como cobertura, que é uma lista de todas as situações de risco que podem ocorrer com o bem que está segurado, fazendo com que o titular precise acionar o seguro. 

Além disso, também é possível decidir se o seguro cobre outras pessoas, assistência 24 horas e a franquia, o valor a ser pago se for necessário utilizar o serviço. 

No site do Susep (Superintendência de Seguros Privados) é possível consultar todas as modalidades de seguros e compreender mais sobre suas características e particularidades. 

O que é prêmio do seguro? 

pessoa retirando uma nota de 100 reais de uma carteira vermelha.

O prêmio é o nome dado, na apólice de seguros, ao valor que você paga à seguradora para ter direito à cobertura.

Ou seja: é o pagamento definido no momento da contratação. Sem fazer o pagamento do prêmio, o seguro não terá validade durante o período de vigência estipulado no contrato.

Como é calculado o prêmio do seguro? 

imagem mostra uma pessoa digitando números em um calculadora.

O cálculo do prêmio, ou o valor que você terá de pagar pelo serviço, varia de acordo com alguns critérios. Por exemplo: na hora de simular, a empresa responsável analisa o tipo de seguro a ser contratado, a cobertura e qual é o tipo de risco que o segurado oferece. 

No caso de seguros para veículos, a seguradora leva em consideração o valor do automóvel, o perfil do motorista, a cidade em que ele roda e até mesmo se é um modelo com alta incidência de roubo e furto. 

Além disso, também pode ser avaliada a localização da residência, o tipo de moradia (casas costumam ter risco maior do que edifícios) e como é o acesso (é necessário descer para abrir o portão? Existe uma portaria? O portão é eletrônico?). 

Logo, quanto maior for a cobertura do seguro e o risco que o segurado apresenta, maior será o valor do prêmio. 

O que acontece em caso de atraso? 

Caso o prêmio não seja pago nas datas previstas em contrato, o seguro poderá ser suspenso ou até mesmo cancelado, fazendo com que o titular perca o direito a receber a indenização se acontecer um sinistro. 

No contrato deve constar uma cláusula chamada “pagamento de prêmio”, que precisa informar em quais circunstâncias ocorre a suspensão ou cancelamento do contrato devido a falta de pagamento. 

Qual é a diferença entre prêmio e indenização? 

imagem mostra uma pessoa segurando um bolinho de dinheiro

Agora que você já sabe que prêmio do seguro significa o valor a pagar para ter direito ao serviço (mensalmente ou à vista, dependendo do formato do contrato), vamos explicar o que de fato é o dinheiro recebido caso seja necessário utilizá-lo. 

A indenização é o pagamento feito ao cliente segurado, pela empresa seguradora, no momento em que ele aciona o seguro. Cada contrato tem um valor e, também, um prazo para que seja pago ao cliente.

Contratar um seguro pode trazer mais segurança para momentos de imprevisto. Entenda como algumas modalidades, como o seguro prestamista, podem te ajudar a ficar longe da inadimplência.