O que você vai ler neste artigo:

O que rende mais que a poupança?

Descubra investimentos que podem trazer retorno maior do que a poupança

ARTIGOS

 • 

10min. de leitura

 • 

10.05.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

 

Muita gente que já investe ou pensa em começar a investir se pergunta o que rende mais que a poupança, ou seja, quais aplicações tem potencial de retorno maior do que a caderneta de poupança, uma das opções mais famosas de investimento.

Como mostra pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 92% dos entrevistados enxergam na poupança a primeira opção de investimento.

Porém, podem existir opções que são mais vantajosas do que a poupança, ou seja, que podem trazer retorno financeiro mais alto ou mais rapidamente em relação à caderneta. Isso significa fazer a grana render mais do que deixar nesse tipo de aplicação.

Entenda como funciona a caderneta de poupança e conheça algumas opções de investimento que podem valer mais a pena em relação a rendimentos.

COMO FUNCIONA A POUPANÇA?

A caderneta de poupança é um tipo de investimento de renda fixa no qual alguém coloca dinheiro nessa aplicação e os valores geram rendimentos. Ou seja, uma pessoa aplica dinheiro e recebe juros enquanto o investimento durar.

Os recursos da poupança são usados pelas instituições financeiras com a caderneta, de forma que a aplicação funciona como um “empréstimo”. Isso quer dizer que quem investe na poupança disponibiliza dinheiro ao banco. Em troca, o banco paga juros para quem investe.

A caderneta de poupança é uma forma de poupar. Ela também ajuda o cliente a se precaver de situações inesperadas ou realizar sonhos e metas de vida. “Os valores poupados no presente e investidos durante um, dois ou mais anos poderão fazer uma diferença significativa na qualidade de vida do poupador no futuro”, afirma o Banco Central.

Os juros da poupança pagos pelos bancos são percentuais e têm base na Taxa Selic, a taxa básica de juros do país, que influencia em diversos aspectos econômicos do Brasil, como por exemplo outros tipos de investimentos, empréstimos e financiamentos.

O rendimento da poupança também é ligado à TR (Taxa Referencial), criada pelo Banco Central, que passou a ter variação a partir de 2022. No caso da poupança, a TR influencia o quanto a caderneta rende da seguinte maneira:

  • Quando a Selic é maior do que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somado à Taxa Referencial;
  • Quando a Selic fica menor do que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Taxa Selic, acrescido da TR.

Os juros são pagos sempre no aniversário da poupança, que ocorre a cada 30 dias. Além disso, o investimento tem liquidez diária, o que significa que o dinheiro investido pode ser retirado a qualquer momento.

Vale lembrar que se a retirada ocorrer antes do aniversário, o valor não será acrescido de juros.

Por fim, a poupança é um investimento isento de Imposto de Renda, de outros impostos ou eventuais taxas relacionadas a aplicações financeiras.

5 INVESTIMENTOS QUE PODEM RENDER MAIS QUE A POUPANÇA

foto de uma pessoa usando smartphone que mostra gráficos coloridos em amarelo, verde e preto na tela, diante de notebook cinza que exibe gráficos nas mesmas cores  

Apesar de ser um investimento, a poupança pode não ser vantajosa para quem deseja retorno financeiro, pois ela sofre efeito da inflação, que aumenta o custo de vida. No caso da poupança, o percentual de juros do investimento pode não ser maior do que a alta de preços.

Caso o rendimento da poupança seja menor que a variação da inflação, o investimento renderá menos do que o aumento de preços. Isso traz perda de poder de compra, ou seja, você comprará menos do que poderia com a grana da caderneta.

Por isso, é importante pensar em outras opções de investimento que tenham possibilidade de rendimento superior à variação da inflação. Conheça algumas opções.

1)Tesouro direto

Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3, bolsa de valores brasileira, que oferece a oportunidade de investimento por meio da compra de títulos do governo.

Quem aplica no Tesouro empresta dinheiro ao governo e recebe juros que, geralmente, são superiores aos pagos pela poupança. É possível investir a partir de R$ 30,00 e existem diferentes vencimentos, que são os prazos finais de uma aplicação.

Quem compra títulos do Tesouro pode aplicar uma única vez ou de forma recorrente durante um tempo, até uma data específica. Para obter todos os rendimentos prometidos pelo título, é interessante manter a aplicação até o seu vencimento, que é o prazo final da aplicação.

2)CDB (Certificado de Depósito Bancário)

CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma aplicação que funciona para instituições financeiras conseguirem angariar recursos. Assim, quem investe em CDB empresta dinheiro para essas instituições e recebe juros em troca.

Quem adquire um título CDB de uma instituição que oferece essa aplicação faz a compra de um investimento que promete determinado rendimento em juros, a ser pago em um vencimento. Esse rendimento costuma ser maior do que a taxa da poupança e também da inflação.

3)LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um investimento relacionado à compra de títulos do mercado imobiliário.Quem compra títulos LCI empresta recursos para empresas desse setor.

Em troca, são pagos juros para quem adquire esses títulos. A rentabilidade, ou seja, a previsão do quanto o dinheiro investido na LCI vai render, é definida antes da aplicação ser realizada. Esses juros também costumam ser superiores aos da poupança.

4)LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

Similar à LIC, a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) também visa a captação de recursos para empresas, só que do setor do agronegócio. Em troca pelo dinheiro recebido de investidores, são pagos juros, que geralmente são maiores do que aqueles pagos na caderneta de poupança.

Para investir em LCI e LCA, é preciso procurar empresas, como corretoras e outras instituições financeiras, que oferecem títulos dessas modalidades de investimento.

5)Fundos de investimentos

foto de uma mulher negra de cabelo cacheado preto, óculos preto e camisa branca, concentrada enquanto está sentada usando notebook branco. Ao fundo, paredes brancas e portas, em desfoque

Fundos de investimento são conjuntos de investidores que aplicam dinheiro em diferentes investimentos. Os recursos são administrados por uma empresa ou pessoa especializadas e responsáveis por alocar recursos dos cotistas, que são os investidores de um fundo.

A ideia dos fundos é angariar recursos de maneira coletiva e investir em diversas aplicações, com percentuais de juros que são, quase sempre, superiores aos da poupança. Os tipos de aplicação são definidos em contrato e podem mesclar investimentos de renda fixa e variável. 

Por falar em investimentos de renda variável, existem outras opções além de fundos de investimento que podem ser interessantes para os seus objetivos financeiros. Conheça aplicações de renda variável.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSINVESTIMENTOSRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: