O que você vai ler neste artigo:

A inadimplência pode ser um grande problema pra quem está em busca de serviços financeiros. Quem está com o nome sujo pode se perguntar se consegue abrir conta corrente com nome sujo, por exemplo.

Tem muita gente nessa situação no Brasil: como mostram dados da Serasa Experian, em junho de 2021 o país tinha 62,5 milhões de brasileiros inadimplentes. Será que essas pessoas podem abrir conta digital?

Caso você não tenha certeza se seu nome está sujo ou não, é essencial consultar o CPF para saber se existem dívidas com pagamento atrasado ou mesmo descobrir se seus dados foram usados indevidamente. A consulta pode ser feita no site do Serasa, de graça.

DÁ PRA ABRIR CONTA CORRENTE COM NOME SUJO?

É possível, sim. Embora a melhor situação financeira seja sempre não estar inadimplente, quem precisar abrir essa conta consegue fazê-lo sem quitar as dívidas que trazem a restrição a seu CPF, em alguns casos.

Em geral, tanto contas digitais quanto “tradicionais” podem ser abertas quando clientes estão negativados. Depois que a conta for aberta, dependendo do banco, podem existir algumas restrições para produtos de crédito (como empréstimos, cheque especial e financiamentos) devido à negativação.

As instituições financeiras não são obrigadas a aceitar pedidos de abertura de conta e podem estabelecer critérios próprios para liberar ou não uma conta para alguém. Por isso, vale a pena pesquisar e escolher um banco que permita que negativados abram conta.

O mesmo vale para desempregados: é possível abrir uma conta digital mesmo sem emprego. Logo, quem ficou inadimplente e ainda perdeu renda por causa do desemprego pode abrir uma conta corrente, se precisar. 

POR QUE ABRIR CONTA CORRENTE DIGITAL MESMO NEGATIVADO?

Um dos motivos é que a conta digital te livra de tarifas bancárias que, em geral, são cobradas em contas tradicionais. Isso é essencial pra quem precisa economizar para quitar dívidas, como é o caso de quem está com nome sujo.

Ao mesmo tempo, uma conta corrente digital pode ser usada pelo celular ou computador, o que traz mais praticidade. Seja para abrir, configurar a conta ou falar com atendentes se precisar, tudo acontece de maneira digital.

Por fim, a conta digital é segura e conta com vários recursos como criptografia, reconhecimento facial, autenticação por digital e outros que mantém seu dinheiro protegido.

QUAIS PRODUTOS FINANCEIROS NEGATIVADOS CONSEGUEM CONTRATAR?

Além de abrir conta corrente digital, quem está com nome sujo também pode pedir empréstimo. Fazer isso ajuda a quitar dívidas e limpar o nome. É a chance, por exemplo, de pagar uma determinada dívida que tenha muitos juros e já esteja em um valor alto.

O dinheiro solicitado também pode ser usado para os mais diversos objetivos, de acordo com seus sonhos e necessidades. Com isso, mesmo negativado dá pra fazer uma reforma, viajar ou usar a grana para outras demandas que não seja o pagamento de dívida.

Outro tipo de crédito que pode ser pedido por quem está com nome sujo é o empréstimo com garantia do FGTS.  

Esse empréstimo usa a antecipação do saque-aniversário do FGTS como garantia. Isso permite que os juros sejam, de forma geral, menores do que outros tipos de empréstimos. Por fim, é possível fazer tudo de forma digital aqui no PAN.

Para quem está com o nome sujo ou não, abrir uma conta digital traz uma série de benefícios para o bolso. Por isso, aproveite todas as vantagens que esse tipo de conta corrente traz. Saiba como funciona a conta do Banco PAN e abra a sua!