É possível abrir uma conta corrente digital com o nome sujo?

Sim, quem está negativado também consegue abrir uma conta digital

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

A inadimplência pode ser um grande problema pra quem está em busca de serviços financeiros. Quem está com o nome sujo pode se perguntar se consegue abrir conta corrente com nome sujo, por exemplo.

Tem muita gente nessa situação no Brasil: como mostram dados da Serasa Experian, em junho de 2021 o país tinha 62,5 milhões de brasileiros inadimplentes. Será que essas pessoas podem abrir conta digital?

Caso você não tenha certeza se seu nome está sujo ou não, é essencial consultar o CPF para saber se existem dívidas com pagamento atrasado ou mesmo descobrir se seus dados foram usados indevidamente. A consulta pode ser feita no site do Serasa, de graça.

Dá pra abrir conta corrente com nome sujo?

Foto mostra uma mulher pensativa enquanto lê papel, sentada apoiada na mesa de cozinha. A mulher tem cabelo castanho curto e usa camiseta amarela, e está com a cabeça apoiada na mão esquerda indicando preocupação.

É possível, sim. Embora a melhor situação financeira seja sempre não estar inadimplente, quem precisar abrir essa conta consegue fazê-lo sem quitar as dívidas que trazem a restrição a seu CPF, em alguns casos.

Em geral, tanto contas digitais quanto “tradicionais” podem ser abertas quando clientes estão negativados. Depois que a conta for aberta, dependendo do banco, podem existir algumas restrições para produtos de crédito (como empréstimos, cheque especial e financiamentos) devido à negativação.

As instituições financeiras não são obrigadas a aceitar pedidos de abertura de conta e podem estabelecer critérios próprios para liberar ou não uma conta para alguém. Por isso, vale a pena pesquisar e escolher um banco que permita que negativados abram conta.

O mesmo vale para desempregados: é possível abrir uma conta digital mesmo sem emprego. Logo, quem ficou inadimplente e ainda perdeu renda por causa do desemprego pode abrir uma conta corrente, se precisar. 

Por que abrir conta corrente digital mesmo negativado?

foto destaca mãos de um homem branco usando celular para abertura de conta digital.

Um dos motivos é que a conta digital te livra de tarifas bancárias que, em geral, são cobradas em contas tradicionais. Isso é essencial pra quem precisa economizar para quitar dívidas, como é o caso de quem está com nome sujo.

Ao mesmo tempo, uma conta corrente digital pode ser usada pelo celular ou computador, o que traz mais praticidade. Seja para abrir, configurar a conta ou falar com atendentes se precisar, tudo acontece de maneira digital.

Por fim, a conta digital é segura e conta com vários recursos como criptografia, reconhecimento facial, autenticação por digital e outros que mantém seu dinheiro protegido.

Quais produtos financeiros negativados conseguem contratar?

foto de mãos de uma pessoa branca segurando 6 notas de 50 reais

Além de abrir conta corrente digital, quem está com nome sujo também pode pedir empréstimo. Fazer isso ajuda a quitar dívidas e limpar o nome. É a chance, por exemplo, de pagar uma determinada dívida que tenha muitos juros e já esteja em um valor alto.

O dinheiro solicitado também pode ser usado para os mais diversos objetivos, de acordo com seus sonhos e necessidades. Com isso, mesmo negativado dá pra fazer uma reforma, viajar ou usar a grana para outras demandas que não seja o pagamento de dívida.

Outro tipo de crédito que pode ser pedido por quem está com nome sujo é o empréstimo com garantia do FGTS.  

Esse empréstimo usa a antecipação do saque-aniversário do FGTS como garantia. Isso permite que os juros sejam, de forma geral, menores do que outros tipos de empréstimos. Por fim, é possível fazer tudo de forma digital aqui no PAN.

Para quem está com o nome sujo ou não, abrir uma conta digital traz uma série de benefícios para o bolso. Por isso, aproveite todas as vantagens que esse tipo de conta corrente traz. Saiba como funciona a conta do Banco PAN e abra a sua!