O que você vai ler neste artigo:

Como investir na Bolsa de Valores: saiba mais sobre como começar

Dá para investir na Bolsa mesmo com pouco dinheiro. Entenda o que fazer para começar a investir

ARTIGOS

 • 

10min. de leitura

 • 

25.02.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Entender como investir na Bolsa de Valores é fundamental antes de começar a colocar dinheiro em diversos tipos de investimento que ela oferece, como ações, aplicações de renda fixa, índices e muitos outros.

A Bolsa de Valores do Brasil é a B3. Ela oferece a infraestrutura necessária para a negociação de vários ativos financeiros.

As corretoras de valores, que são empresas com autorização para comprar e vender produtos financeiros relacionados a investimentos, auxiliam as pessoas a fazer aplicações. É somente por meio delas que os investidores conseguem fazer aplicações com papéis negociados na Bolsa.

Saiba como investir na Bolsa de Valores, descubra se dá para fazer aplicações com pouco dinheiro e conheça alguns cursos que ajudam no aprendizado financeiro e podem fazer a diferença para quem quer começar a investir.  

COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES?

Antes de colocar dinheiro em aplicações como ações, fundos de investimentos e outros produtos oferecidos na Bolsa de Valores, é importante tomar algumas medidas relacionadas ao seu planejamento financeiro:

  1. Organize suas despesas fixas, variáveis, rendimentos e entenda se você ganha mais do que gasta ou o contrário. Isso permite saber quanto dos seus ganhos dá para aplicar na Bolsa de Valores;

  2. Tenha uma reserva de emergência, assim você terá recursos disponíveis para usar diante de uma situação inesperada que pode prejudicar o seu orçamento doméstico;

  3. Estabeleça metas financeiras, pois elas contribuem para que você tenha compromisso e foco na hora de investir e acompanhe de perto as aplicações financeiras;

  4. Defina os valores das aplicações e por quanto tempo investirá na bolsa, tudo de acordo com a sua capacidade financeira e o prazo das metas;

  5. Procure formas de conseguir dinheiro extra, assim haverá mais dinheiro disponível para aplicar na Bolsa de Valores.

Após fazer essa “lição de casa” financeira, é hora de pensar especificamente em como investir na B3.

infográfico com trechos do texto sobre como investir na bolsa de valores em cores azul, cinza, branco e laranja, com ilustrações que remetem a dinheiro e gráfico.

Escolha uma corretora de valores

É preciso abrir uma conta em uma corretora de valores ou outra instituição financeira que está autorizada a atuar na bolsa de valores. A B3 permite fazer uma busca de participantes e também traz uma lista de corretoras certificadas pela instituição.

São as instituições que participam do mercado de atuação da B3 que podem ajudar você a investir na Bolsa. Para fazer uma boa escolha, observe aspectos como:

  • Facilidade em usar sites e aplicativos da corretora;

  • Qual é o suporte de atendimento que ela oferece;

  • Observe quais taxas ela pode cobrar em determinadas aplicações antes de finalizar as aplicações.

  • Entenda seu perfil de investimento

O perfil de investimento ajuda a entender qual o tipo de aplicação, retorno financeiro e, principalmente, o quanto alguém está disposto a correr risco ao investir. De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), existem 3 perfis:

  • Conservador: pessoas de perfil conservador não querem correr riscos ao investir, têm planos definidos para usar o dinheiro obtido com investimentos e preferem aplicações consideradas mais seguras, de baixo risco de perdas;

  • Moderado: quem é do perfil moderado gosta de aplicar parte do dinheiro em investimentos que alternam entre o risco baixo e médio. A ideia é ter retornos de médio e longo prazo, mas maiores do que outras aplicações de risco baixo;

  • Arrojado: perfis arrojados aceitam variações em investimentos e, em geral, podem arcar com eventuais perdas financeiras. Por isso, buscam selecionar as aplicações de forma a incluir aquelas que podem trazer retornos de forma mais rápida, mas que embutem mais risco de perda.

  • Escolha aplicações que combinam com seu perfil e metas

Também é fundamental escolher tipos de investimento que combinem com o seu perfil e, também, com as metas financeiras estabelecidas.

De forma ampla, os investimentos são divididos entre 2 grupos:

  • Investimentos em renda fixa, que são aqueles que mostram qual será a rentabilidade da aplicação de forma antecipada e, geralmente, são de baixo risco. Tesouro Direto e CDB (Certificado de Depósito Bancário) são exemplos de aplicações de renda fixa;

  • Investimentos em renda variável, ativos nos quais o rendimento varia de acordo com as condições de mercado ao longo do tempo e que, por isso, têm maior risco de perdas do que a renda fixa. É o caso de ações e fundos de investimento.

  1. Acompanhe o mercado e sua carteira de investimentos

É importante acompanhar as oscilações do mercado financeiro, especialmente se você escolher investir em ativos de renda variável. Isso permite fazer escolhas como aplicar ou retirar dinheiro de uma determinada aplicação, por exemplo, antes de sofrer perdas.

Além do mercado, acesse o site da corretora de valores de maneira frequente (toda semana ou mês, por exemplo), para verificar qual é a valorização ou queda de valor da sua carteira de investimentos.

O acompanhamento também permite entender eventuais taxas cobradas tanto pela B3 quanto pela corretora para a administração de determinados investimentos, como ações.

  1. Faça cursos para aprender a investir na Bolsa de Valores

foto de um homem negro careca, de barba preta, óculos e camisa cinza escrevendo em bloco de anotação enquanto usa fone de ouvido e está sentado diante de notebook. Ao fundo, parede branca.

Existem opções de cursos gratuitos que ajudam na hora de investir na Bolsa de Valores. Confira 7 opções:

É POSSÍVEL INVESTIR NA BOLSA DE VALORES COM POUCO DINHEIRO?

Sim, é possível investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro e aproveitar os rendimentos das aplicações mesmo sem fazer investimentos de alto valor. Por isso, mesmo se não sobra muito dinheiro no fim do mês, dá para aplicar nos investimentos oferecidos na bolsa.

De acordo com a B3, os primeiros investimentos de pessoas em renda variável na Bolsa de Valores estão cada vez mais baixos e a mediana da primeira aplicação foi de R$ 44,00 em dezembro de 2021.

Logo, após entender quanto do seu orçamento está disponível para investimentos na bolsa de valores, crie sua conta em uma corretora de valores e observe quais aplicações que ela oferece e cabem na sua disponibilidade financeira.

Depois de saber como investir na Bolsa de Valores, é hora de continuar o aprendizado sobre o mercado financeiro. Conheça 7 mitos e verdades sobre investimentos.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSINVESTIMENTOSRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: