O que você vai ler neste artigo:

Ter um cartão de crédito ou débito é ótimo para quem deseja mais facilidade e segurança na hora de fazer compras ou para realizar pagamentos no dia a dia. Mas você sabe quais as funções de cada um dos componentes do cartão do PAN?

Muitas vezes, usamos cartões sem saber bem para que servem os números e ícones representados no objeto. Nada está ali por acaso: cada informação é importante e ajuda na identificação de clientes, bancos e operadoras de cartão.

Ao mesmo tempo, esses dados aumentam a segurança das transações para evitar fraudes. Por isso, ao entender para que serve cada elemento do cartão, é possível reforçar medidas de segurança para não cair em golpes.

  • Leia também: Tipos de fraude no cartão de crédito e como evitá-las

COMO FUNCIONA O CARTÃO DE CRÉDITO PAN

cartão de crédito é um meio de pagamento emitido por uma instituição financeira que permite compras de bens e serviços e outras transações financeiras, como saques. O cartão é muito útil para comprar de forma parcelada, por exemplo.

Dessa forma, é possível adquirir um produto e utilizá-lo na hora, mas pagar apenas mais pra frente e arcar com valores mensais menores do que se o pagamento tivesse sido feito à vista.

Entre os principais benefícios do cartão de crédito, estão:

  • Ajuda a comprar o que é necessário agora, mas pagar depois;

  • Dá para adquirir itens que não seria possível comprar à vista, desde que o preço caiba no limite de crédito, que é valor disponível para ser usado no cartão;

  • Concentre a organização das despesas por meio da fatura do cartão, que pode ser vista em aplicativos de celular, internet banking ou por correspondência;

  • Receber de volta parte do dinheiro usado nas compras com cartão, em um recurso chamado cashback;

  • Faça compras internacionais ao viajar para fora do país ou quando comprar algo em um site estrangeiro.

O Banco PAN possui cartões de crédito que permitem que você faça compras agora, mas pague apenas depois, quando a fatura vencer. Além disso, é possível parcelar suas compras e escolher pagar um valor que cabe no orçamento.

Alguns dos cartões do PAN têm cashback e dão acesso ao programa de recompensas PAN Mais, para você acumular pontos que podem ser trocados por prêmios. Também é possível obter descontos em redes de drogarias e sites de compras online parceiros. 

Além do cartão de crédito, o PAN também disponibiliza cartões de débito para quem abrir a conta digital. Assim você também pode fazer pagamentos à vista de forma prática e segura, sem precisar carregar dinheiro em espécie. 

O QUE SIGNIFICA CADA PARTE DO CARTÃO DE CRÉDITO DO PAN

Geralmente, itens como chip, logo, ícone de pagamento por aproximação e bandeira estão na parte da frente do cartão. Já o nome do titular, número do cartão e validade podem estar na frente ou no verso do item. 

Por fim, o código de segurança e informações de contato quase sempre estão apenas no verso.

Chip

O chip do cartão é um item importante para armazenar informações relacionadas ao banco, titular do cartão e operadora do cartão. Sempre que o cartão é usado, esse chip gera um código, válido apenas para a transação realizada no momento da compra.

Esse código serve como uma camada de segurança que ajuda a validar uma compra com o cartão. Além disso, se houver danos no chip, é necessário pedir uma 2ª via do cartão, pois não será possível utilizá-lo em máquinas de cartão ou caixas eletrônicos.

Entretanto, caso ele não seja cancelado, é possível usá-lo em compras online com as demais informações que estão no cartão.

Logo do Banco PAN

A logo do Banco PAN é simbolizada pela letra “P” em cor branca, com um quadradinho azul em cima. Essa figura serve para identificar que aquele cartão é um serviço oferecido pelo banco, ou seja, a qual instituição financeira o recurso está vinculado.

Símbolo de pagamento por aproximação

Ao lado do chip, aparecem alguns traços de forma curva. Eles se referem à tecnologia contactless, também chamada de pagamento por aproximação. Com ele, nem precisa usar chip: basta aproximar o cartão nas maquininhas para liberar transações.

Bandeira do cartão 

A bandeira identifica a operadora do cartão, ou seja, a qual empresa o cartão de crédito ou débito pertence. No caso dos cartões do Banco PAN, a operadora é a ELO.

Nome do titular do cartão

O cartão também apresenta o nome da pessoa que é a titular dele. Porém, para que o nome e sobrenomes caibam no item, muitas vezes ocorrem abreviações dos nomes do meio do titular. Esse detalhe é importante principalmente na hora das compras online.

Isso porque, ao comprar pela internet, é necessário escrever o nome do titular do mesmo jeito que está indicado no cartão, mesmo que com as abreviaturas. Por isso, sempre preencha as informações de acordo com o que aparece no cartão.

Número do cartão

O número do cartão serve para identificá-lo. São 16 dígitos, separados em blocos de 4 números. Essa sequência ajuda a identificar a bandeira do cartão, o banco que emitiu o cartão, a pessoa titular e também para informar que essa numeração é verdadeira.

No caso dos cartões virtuais, essa numeração (assim como a validade e o código de segurança) são alterados sempre que um novo cartão virtual é gerado.

Validade do cartão

A data de validade, que aparece no formato MM/AA (mês em 2 dígitos e ano com os 2 dígitos finais) indica até quando ele funciona e pode ser utilizado. Isso acontece porque o cartão pode desgastar-se naturalmente ao longo do uso. 

Além disso, os bancos sempre lançam novos recursos e atualizações que demandam a troca de cartão.

Outro aspecto importante da validade do cartão é a segurança. Isso ajuda a reduzir as chances de fraudes. Por exemplo: se você perder o cartão e não bloqueá-lo, caso alguém encontre-o depois da data de validade, não conseguirá usá-lo.

Código de segurança

Outro item essencial para que transações sejam realizadas de maneira segura é o CVV (sigla para Card Verification Value, ou Valor de Verificação do Cartão, em tradução livre para o português).

Formado por uma numeração de 3 dígitos, o CVV é um mecanismo de segurança muito solicitado em compras online para que o titular autorize uma determinada compra. Em geral, ele fica na parte de trás do cartão.

Por isso, é importante não compartilhar esse código com ninguém e sempre tomar cuidado para não perder o cartão. Caso isso aconteça, fale com o PAN para bloqueá-lo o mais rapidamente possível.

Informações de contato com o PAN

No verso, constam números de telefone, sites e horários de atendimento do Banco PAN para você utilizar sempre que precisar. Com essas informações, você pode falar conosco sempre que necessário sobre os serviços que possui no PAN.

SAQUE DINHEIRO COM O CARTÃO DE CRÉDITO DO PAN

Com o Cartão de Crédito PAN você também pode realizar saques na rede do Banco24Horas. Esse recurso serve para retirar dinheiro em espécie sempre que você precisar. Veja o exemplo de algumas situações em que você pode utilizá-lo:

  • Quando não há saldo suficiente na conta para fazer pagamento ou saque com cartão de débito;

  • Para comprar em locais que não aceitam pagamentos com cartões ou com PIX;

  • Para pagar uma compra caso a maquininha de cartão do estabelecimento apresente defeito;

  • Em uma situação de emergência.

Nesses casos, basta procurar um caixa eletrônico da rede Banco24Horas e seguir as instruções para realizar o saque com seu cartão de crédito PAN.

Você pode sacar com todas as bandeiras (Mastercard ou Visa). Após a operação, é cobrada uma taxa pela retirada, além da taxa de juros do rotativo do cartão, que vai variar conforme o valor sacado e os dias passados da data do saque até o vencimento da fatura. Consulte as taxas, tarifas e o limite disponível na sua fatura.

 

Depois de entender como funciona e para que serve cada item de um cartão, saiba mais sobre cada cartão de crédito do Banco PAN para você!