O que você vai ler neste artigo:

O PIX trouxe um monte de vantagens tanto para quem paga contas quanto para quem recebe. É possível mandar e receber grana de um jeito fácil e prático para outras pessoas e também empresas, por exemplo. Mas sabia que dá até para pagar um boleto pelo PIX?

Pra fazer isso, quem quer receber (lojas, restaurantes, estabelecimentos comerciais ou outras empresas que emitem boleto, por exemplo) deve gerar um documento que possua o QR Code. Isso porque só dá para fazer o pagamento via boleto com PIX se tiver o QR Code ou o PIX copia e cola.

Isso não impede que o código de barras do boleto funcione. Afinal, o PIX não substitui pagamentos a partir de leitura do código ou mesmo da digitação daquela numeração de um boleto bancário.

Só que pagar boleto pelo PIX pode ser bem mais fácil e rápido para clientes. Isso porque o recurso é amplamente usado pelos brasileiros e grandes empresas já oferecem a possibilidade de pagamento instantâneo em suas transações.

COMO PAGAR BOLETO PELO PIX

Para fazer o pagamento de boletos utilizando o PIX, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do seu banco para acessar sua conta, como a conta digital do Banco PAN, por exemplo;

  2. Acesse a área relacionada ao PIX, que normalmente está em destaque na tela principal ou na função de pagamentos[IRF1] [FS2] ;

  3. Dentro da área PIX, clique na opção de Pagar, Ler QR Code, Código QR ou termo semelhante;

  4. Agora, será preciso usar a câmera do celular para ler o QR Code que está disponível no boleto. O app do banco abrirá ou pode pedir permissão para abrir a câmera do seu aparelho[IRF3] [FS4] . ;

  5. Aponte o celular para que a câmera leia o QR Code;

  6. Depois de reconhecer o código, o app do banco mostrará as informações relacionadas ao boleto, como recebedor, identificação de pagamento, valor do documento e qual conta você quer usar para pagar;

  7. Se estiver tudo certo, siga com o pagamento. Pode ser necessário digitar a senha de liberação, usar biometria ou outro recurso que libere a transação.

  8. Em seguida, aparecerá a confirmação do pagamento e a tela de comprovante. Pronto, o boleto foi pago com PIX!

Caso não seja possível ler o QR Code, tem como usar a opção PIX Copia e Cola, se ela  estiver disponível no boleto.  O PIX Copia e Cola é um código enviado para pagamento. Na área PIX, basta acessar a opção “PIX Copia e Cola” ou equivalente, em vez da leitura de QR Code.

Nesse recurso, em vez de ler o código com a câmera, ele será transformado em uma sequência de números e letras. Basta copiar tudo isso e colar no campo solicitado pelo aplicativo do banco.

Ao pagar boletos com o método instantâneo, a compensação é imediata. Isso é diferente do pagamento comum de um boleto, que pode demorar até 3 dias úteis para ser compensado.

CUIDADOS NA HORA DE PAGAR BOLETO VIA PIX

É necessário tomar alguns cuidados quando você for pagar boletos utilizando o PIX.

Observe se a empresa que gerou o boleto ofereceu a opção de pagamento com PIX, ou seja, se existe QR Code no documento. 

Não é possível pagar boletos comuns, que não tenham Código QR, por meio do PIX. Nesse caso, só dá pra fazer a leitura do código de barras ou digitar o número do boleto na área de pagamentos do seu banco.

Além disso, sempre confira se o boleto é verdadeiro ou não. Para evitar situações assim, o Banco PAN oferece o validador de boletos, que ajuda a saber se qualquer boleto é do PAN, da Caixa ou se pode ser uma fraude.

Também é importante conferir os dados informados na tela do aplicativo depois de ler o QR Code do boleto. Com isso, você perceberá se está pagando o boleto certo, para a empresa certa e se o valor está correto. Tudo isso deve ser feito antes de liberar a transação.

Outro cuidado é observar os limites de transações por PIX. Transferências à noite ou que tenham valores altos podem ser bloqueados, a depender das transações via PIX já realizadas e dos limites estabelecidos.

Por fim, fique de olho na data de vencimento do boleto. Isso porque perder o prazo de pagamento pode fazer com que ele seja recusado e, dessa forma, será preciso emitir novo documento. Também há cobrança de juros de mora e multa de mora após atrasos.

OUTROS TIPOS DE PAGAMENTO COM PIX

Também dá para usar o PIX para realizar outras formas de transferência de dinheiro além do pagamento com QR Code e PIX Copia e Cola. Um deles é a transferência com chave PIX, que permite usar telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou um código aleatório para recebimento de recursos.

Outra maneira de receber valores via PIX é utilizando os dados bancários como número do banco, agência, conta, nome e CPF/CNPJ de quem vai receber o dinheiro. Em ambos os casos, é preciso informar o valor da transação antes de mandar a grana por PIX.

O PIX tirou um monte de preocupações que a gente tinha para lidar com o envio e recebimento de dinheiro. Veja 5 situações que ninguém que usa PIX precisa passar mais!