O que é e como funciona o empréstimo consignado

Saiba as etapas para contratar esse crédito e em quanto tempo a grana estará disponível na sua conta

ARTIGOS

 • 

12min. de leitura

 • 

13.05.2021

 

mais crédito
para você

PorRodrigo Chiodi

 

*Atualização em 11.11.2022

Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta? Essa é uma dúvida comum de quem solicitou ou quer pedir esse tipo de crédito. É importante saber quais são as etapas entre o pedido de empréstimo e a liberação da grana.

Ter noção de quanto tempo leva para o crédito consignado ser depositado na conta ajuda a se programar melhor. O prazo vai depender das etapas de contratação, como análise de proposta, confirmação de margem consignável, assinatura do contrato, entre outras.

QUAIS AS ETAPAS DA CONTRATAÇÃO DO CONSIGNADO

Só pra relembrar: o crédito consignado é aquele que tem as parcelas descontadas no salário ou benefício. Ele pode ser solicitado por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e militares das Forças Armadas.

Com o Banco PAN, dá pra contratar tudo de forma online. Assim, você não precisa sair de casa. O acompanhamento do pedido de empréstimo acontece todo por mensagem de texto SMS no celular e também por e-mail.

O passo a passo para contratar o crédito consignado PAN é o seguinte:

  1. Separe a documentação necessária para pedir o empréstimo, como número do seu benefício;
  2. Preencha o formulário de simulação de consignado. Lá, você informa seus dados pessoais para seguir com a simulação de empréstimo;
  3. Confirme o seu número de celular e siga com a simulação a partir da mensagem de confirmação enviada no aparelho;
  4. Veja o valor disponível para crédito e peça a proposta;
  5. Em até 1 dia útil o PAN manda um SMS com todas as informações da proposta e, também, um link para assinatura de contrato eletrônico de empréstimo;
  6. Assinou o contrato? Agora é só aguardar a análise do pedido. O PAN também aguardará a aprovação do órgão ou empresa com convênio para empréstimo consignado;
  7. Depois que tudo for aprovado, o dinheiro já vai cair na conta.

É importante saber que o Banco PAN não manda mensagem ou entra em contato com ninguém para pedir devolução de valores de empréstimo ou o pagamento de boletos para “liberar” o crédito consignado.

Caso receba qualquer contato em nome do PAN com esse tipo de pedido, fale com a Central de Atendimento do PAN, para evitar cair em qualquer golpe. E não faça nenhum pagamento ou transferência de recursos.

EM QUANTO TEMPO RECEBO O VALOR DO CONSIGNADO NA MINHA CONTA

 

Depois que a análise da proposta de empréstimo consignado é finalizada e a reserva de margem consignável é confirmada, o valor cai na conta em até 2 dias úteis. Mas, para aposentados e pensionistas do INSS, o crédito poderá ser ainda mais rápido: 30 minutos após toda a aprovação.

Então os prazos totais são:

  • Em até 1 dia útil você recebe o SMS com informações da proposta de empréstimo e o link para assinar o contrato eletrônico;
  • Entre 2 e 5 dias úteis será feita a análise da solicitação e o PAN aguardará a aprovação do convênio;
  • O dinheiro cai na conta no prazo máximo de 2 dias úteis assim que terminar a análise da proposta e a confirmação da reserva de margem consignável. Para aposentados e pensionistas do INSS, o crédito é feito em até 30 minutos após essas etapas.

É importante salientar que os prazos para disponibilidade do crédito estão sujeitos à disponibilidade de sistema de terceiros e liberação da margem consignável junto ao ente consignante.

Segundo artigo 22 da Instrução Normativa INSS nº 28/2008, aposentados e pensionistas só recebem o dinheiro de empréstimo consignado se indicarem a mesma conta na qual o benefício é creditado.

Se isso não for feito, constitui “motivo de recusado pedido de consignação”. Portanto, na hora de pedir crédito, aposentados e pensionistas não podem indicar outra conta sem ser a que já é usada para recebimento de aposentadoria, pensão ou benefício.

No caso dos outros grupos que têm direito ao crédito consignado, a conta indicada para receber o dinheiro deve estar no próprio nome. Sendo assim, não tem como indicar contas bancárias de terceiros para receber os recursos do empréstimo.

Indicar uma conta que não é a de sua titularidade ou que não é a que já recebe valores de benefícios pode atrapalhar e atrasar o recebimento da grana do empréstimo.

VANTAGENS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

São muitas as vantagens para quem pede crédito consignado. Uma delas é justamente o curto prazo para o dinheiro cair na conta (geralmente até 2 dias úteis, após a confirmação da averbação pela sua fonte pagadora). Assim, rapidamente já é possível utilizar a grana para os mais diferentes objetivos. Outros benefícios são:

  • As prestações do empréstimo são descontadas de maneira automática do salário ou benefício, o que garante o pagamento das parcelas, sem risco de perder o prazo;
  • Falando nelas, o valor das prestações será sempre o mesmo, pois na hora da contratação já são estabelecidas o total de parcelas, seus valores e taxa de juros contratada;
  • Essas taxas podem ser até 3 vezes menores quando comparadas com empréstimos comuns, sendo que para aposentados e pensionistas do INSS o percentual máximo é de 2,14% ao mês;
  • Ao contratar seu empréstimo consignado no PAN, você ganha descontos de até 25% em mais de 1.300 farmácias das redes Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco: basta informar o CPF e falar do convênio com o banco.

Depois que o empréstimo consignado cair na conta, os recursos podem ser usados para quitar dívidas, iniciar o próprio negócio, fazer uma reforma em casa, viajar ou para a realização de qualquer outro sonho e meta de vida.

MARGEM DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO VOLTA A SUBIR EM 2022

Homem sentado à frente de uma mesa sorri ao olhar um cartão bancário que está em sua mão direita e mexe em um notebook com a esquerda

Neste ano, mais uma vez, houve um aumento na margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Com a medida publicada no Diário Oficial da União, a margem consignável para esse grupo volta a subir para 40% da remuneração mensal ou benefício, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% mantidos para despesas e saques com o cartão de crédito consignado.

A título de esclarecimento, a margem aumentou apenas para o empréstimo consignado, que é um tipo de crédito no qual as parcelas são fixas e descontadas diretamente do salário ou benefício da pessoa que o contrata, sendo que o cartão consignado permanece com a mesma margem de 5%.

COMO FAZER EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO INSS

O primeiro passo para um beneficiário do INSS, seja aposentado ou pensionista, solicitar um empréstimo consignado é desbloquear a função de Empréstimo Consignado no site Meu INSS ou no aplicativo para iOS (iPhone) ou Android.

Para ter acesso a esses sistemas, é necessário ter uma senha no sistema Gov.br. Ele é um recurso gratuito que reúne diversos serviços para cidadãos com a unificação de canais digitais do governo federal. Assim, se já tem sua senha no Gov.br, insira no site ou app Meu INSS e faça o desbloqueio.

Na sequência, é necessário consultar qual é a sua margem consignável. Ela é uma porcentagem limite do salário, aposentadoria, pensão ou benefício que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo.

Ela funciona como uma “trava de segurança”, para evitar que quem utiliza o empréstimo consignado comprometa uma parcela grande dos seus rendimentos apenas para pagar as parcelas.

COMO SABER SE O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO INSS FOI APROVADO

 

É possível conferir se o empréstimo consignado INSS foi aprovado pelo órgão também no site ou app do Meu INSS.

 

Para consultar o extrato do empréstimo consignado INSS, o instituto orienta o passo a passo da seguinte forma:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  • Clique em “Baixar PDF”.

Além do empréstimo consignado, sabia que dá pra pedir um cartão de crédito consignado? Ele tem várias facilidades e pode ser usado do mesmo jeito que um cartão comum. Saiba mais sobre esse recurso e como solicitar o seu!