Como fazer um planejamento financeiro pessoal para 2022?

Tire essa resolução de Ano Novo do papel e comece agora mesmo a organizar sua vida financeira

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

*Atualizado em 08.12.2021

Com um novo ano pela frente, muita gente faz aquela lista de resoluções com tudo o que deseja realizar e não é raro criar metas relacionadas a dinheiro. Um passo fundamental para cumprir uma resolução dessas é entender como fazer um planejamento financeiro.

Isso ajuda a vida em diversos aspectos e pode contribuir para que o próximo ano seja mais confortável financeiramente. Afinal, dinheiro ajuda na realização de objetivos e sonhos, além de ser importante para a qualidade de vida de uma pessoa ou da família.

Existem diferentes recursos para controlar as finanças pessoais e você pode começar a usá-los agora mesmo. Dessa forma, o próximo ano poderá ser muito mais próspero, sem tanta dor de cabeça ou sufoco por causa de dinheiro (ou da falta dele). 

O que é planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro é uma forma de registrar tudo o que acontece com o dinheiro que entra e sai da vida de uma pessoa, família, empresa ou profissional autônomo

Além de organizar entradas e saídas de grana, o planejamento financeiro serve de ferramenta para guiar decisões sobre dinheiro e ajuda na tomada de decisão. 

Por que planejamento financeiro é importante?

Casal sorri enquanto observa a miniatura de um globo terrestre.

Existem diversos motivos que justificam a adoção do planejamento financeiro na vida de qualquer pessoa:

  • Ele contribui para a tomada de decisão, permitindo que não aconteçam gastos desnecessários ou compras por impulso;

  • Ajuda a melhorar a situação financeira de alguém que quer sair do vermelho;

  • Mostra quais despesas podem ser reduzidas ou cortadas para sobrar mais dinheiro no fim do mês.

Por fim, um bom planejamento financeiro é essencial para quem deseja usar o dinheiro para alcançar metas. A ferramenta é grande aliada na hora de guardar grana ao longo do tempo e, com esses recursos, é possível tirar do papel muitos sonhos de vida.

Como fazer um planejamento financeiro para o ano?

  1. Baixe aplicativos de organização financeira

Os apps têm a vantagem de ficarem literalmente na nossa mão o tempo todo. Assim, dá pra registrar todas as movimentações financeiras da sua vida de forma fácil e prática. Entre os aplicativos que dá para usar, estão:

  • Guiabolso: é uma opção para quem está pensando em levar o seu planejamento financeiro a sério — disponível para Android e iOS;

  • Organizze: é um app de gerenciamento financeiro que ajuda a organizar o controle de gastos e compará-los com os seus ganhos, entre outros recursos — disponível para Android e iOS;

  • Wallet: é um app que também ajuda a organizar sua vida financeira por meio do lançamento de dados e também a partir da análise de gráficos das suas transações — disponível para Android e iOS;

  • Orçamento Fácil: conta com os mesmos recursos dos dois apps anteriores e tem também uma seção dedicada ao uso de cartões de crédito — disponível para Android e iOS;

  • Mobills: além de organizar a sua situação financeira, ainda manda notificações para você não perder nenhum prazo de vencimento — disponível para Android e iOS.

Todos os aplicativos têm versões gratuita e paga, por isso é bom observar esse detalhe caso não queira comprar a versão Premium do app.

  1. Use planilhas e outros recursos de orçamento doméstico

Homem e mulher sentados em frente a um notebook. O homem aponta para alguma informação em uma planilha enquanto a mulher, de óculos, observa atentamente. Há outros objetos na mesa, como folhas de papel, uma caneca e uma calculadora. 

Outro recurso que ajuda na organização financeira do ano que está chegando são as planilhas, que podem ser usadas tanto pelas telas do computador quanto pelo celular. Uma das vantagens é que você pode personalizar os seus controles com elas.

Existem diferentes modelos de planilhas de planejamento financeiro pela internet, além daquelas que podem ser criadas nos programas de planilhas mais comuns. Entre as opções conhecidas, estão:

Também é importante contar com outros recursos além de aplicativos e planilhas para controlar as finanças e, dessa maneira, começar o planejamento financeiro do novo ano com o pé direito.

A plataforma Meu Bolso em Dia, criada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e pelo Banco Central, é um exemplo. Além de planilhas, ela oferece materiais, tarefas e simuladores que usam inteligência artificial para criar recomendações especializadas.

  1. Acompanhe suas receitas e despesas

Além dos aplicativos e das planilhas, é fundamental você acompanhar suas receitas e despesas domésticas. Isso significa entender quanto entra de renda em casa e quais são os gastos mensais, sejam eles fixos ou variáveis.

Por isso, sempre olhe suas contas e tenha em mente quais são as receitas (salários, ganhos de trabalhos extras, renda de vendas ou de aluguel, por exemplo) e despesas (contas de água, luz e internet, celular, supermercado, aluguel, entre outras).

Mulher negra de camisa vermelha faz anotações em um bloquinho em frente a parede de vidro com outros papéis de recado coloridos colados.

Uma meta financeira é uma tarefa importante para organizar as finanças, alcançar objetivos e tirar sonhos do papel. Por isso, de forma complementar à criação do planejamento financeiro, crie metas financeiras para realizar no novo ano.

Comprar um eletrodoméstico importante, reformar a casa, realizar uma grande viagem ou começar a investir para a aposentadoria são algumas metas que podem funcionar para aumentar a sua motivação para manter o planejamento financeiro.

  1. Separe parte dos ganhos para guardar ou investir

Separar parte das suas receitas é outra forma de montar um bom planejamento financeiro, que já preveja que uma parcela dos seus ganhos será usada para montar a sua reserva de emergência, por exemplo.

Além disso, ao colocar no seu controle financeiro que parte da renda já terá destino certo, é possível realizar investimentos. Nem precisa separar tanto dinheiro assim: é possível ganhar dinheiro investindo 50 reais por mês ou outro valor que caiba no orçamento.

No vídeo abaixo, a Ana Bochi falou para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube, sobre como você pode se organizar financeiramente para 2020. Assista e aproveite para fazer a sua inscrição no canal: