Dá pra guardar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Tem como guardar dinheiro mesmo que a grana esteja curta. Veja dicas para fazer isso

Renda
Extra
Por Redacao PAN

 

Tem quem se pergunte se tem como guardar dinheiro ganhando pouco. Afinal, a ideia de poupar e investir pode parecer coisa de quem já tem grana e não precisa se preocupar com problemas. Mas sabia que dá para guardar grana mesmo que o salário não seja tão alto?

Não gastar tudo o que se ganha é importante para quem quer melhorar de vida e realizar objetivos. O dinheiro é um meio para conquistas, por isso é fundamental poupar o que der, não importa o quanto é recebido todo mês.

Vamos falar dos motivos para poupar e trazer 7 dicas que mostram como guardar dinheiro ganhando pouco é possível!

Como guardar dinheiro ganhando pouco em 7 dicas

 foto de mulher concentrada fazendo anotação enquanto está sentada diante de mesa com papéis, calculadora e notebook, enquanto ela toma café na cozinha. A mulher é branca, tem cabelo liso preso para trás e usa óculos e roupa cinza e branca

Não se preocupe: para poupar dinheiro, ninguém precisa guardar 100% do salário e esquecer das despesas e gastos que fazem parte do dia a dia. Também não é preciso trabalhar em vários empregos para juntar alguma grana.

É possível guardar dinheiro com algumas atitudes que vão mudar as suas finanças. Mesmo ganhando pouco, dá para separar uma parte dessa renda e poupar. O seu futuro agradece!

  1. Saiba quanto você ganha

Não saber quanto entra na conta todo mês é um erro que pode atrapalhar qualquer pessoa no objetivo de guardar dinheiro. Por isso, veja qual é a renda mensal da sua casa. Considere trabalho fixo, bicos, vendas e outras fontes de ganhos na sua vida.

Esse é o primeiro passo que vai ajudar a estabelecer o quanto desse faturamento será guardado. Quanto maior, melhor, pois é mais dinheiro sendo poupado. Porém, também é bom lembrar dos outros aspectos importantes na relação com dinheiro, como os gastos.

Logo depois de ver qual é seu salário, é hora de listar todos os seus gastos e despesas.

Ao mapear o quanto é gasto, dá para encontrar muitas chances de cortar algumas dessas despesas. Às vezes elas estão ali só por estar e atrapalham na hora de guardar dinheiro.

  1. Faça os ajustes e cortes necessários

Depois de saber qual é seu real rendimento e quanto dele você gasta, é o momento de cortar ou diminuir: corte aquilo que não é mais necessário em sua vida e veja se não dá para diminuir ou renegociar outras despesas que não podem ser descartadas.

Com esse mapeamento, dá para entender no que você mais gasta e como. A depender de como for, dá para enxugar muitas despesas, o que faz sobrar mais dinheiro.

  1. Mude seus hábitos

Os hábitos nos acompanham todo dia, durante a vida. Por que não contar com hábitos que ajudam a economizar e, dessa maneira, guardar dinheiro de maneira espontânea, sem nem pensar sobre isso? Veja quais os hábitos na sua casa e deixe-os mais econômicos.

Dá para economizar, por exemplo, com:

Tudo isso está em nosso dia a dia, portanto se for para economizar em alguns aspectos, que seja na sua casa. Isso permite economizar sempre e essa grana guardada é fundamental para o futuro.

  1. Crie seus objetivos sobre o que fazer com a grana guardada

É importante ter um motivo para poupar dinheiro, e não apenas guardar por guardar. Quando a gente estabelece uma meta, podemos ficar mais focados e comprometidos com a realização desse objetivo.

Pode ser aquela viagem, o carro dos seus sonhos, a reforma da sua casa ou qualquer outra ideia: o que importa é ter um objetivo para fazer de tudo para alcançá-lo.

Ao criar o objetivo, dá para montar o método que ajudará no alcance da meta. Um que existe é o 50-15-35, que diz que 50% dos ganhos de alguém deve ir pra gastos básicos, 15% para prioridades financeiras (inclusive investimentos) e 35% para o estilo de vida.

Guardar sempre, todo mês, aumenta as chances de poupar mais. Isso porque o dinheiro é reservado com regularidade, algo diferente de pegar qualquer valor e guardar. Por isso, tem como guardar essa grana e poupar com frequência.

Se adquirir o hábito, dificilmente se esquecerá de guardar o dinheiro. E, com isso, a quantia guardada só aumenta.

  1. Aumente a sua renda

Fazer uma renda extra é outra medida importante para quem quer saber como guardar dinheiro e poupar mesmo ganhando pouco. É possível fazer bicos de fim de semana, trabalhar com comida, entregas e muito mais.

Ao aumentar o ganho de renda, a grana que entra na conta todo mês será maior e vai dar para finalmente poupar. Esse dinheiro pode ser guardado e, ao longo do tempo, você verá como ele pode fazer a diferença na vida.

Por que poupar?

foto de mãe, pai e filho sorrindo enquanto estão sentados em sofá de sala de estar. A criança é negra de pele clara, veste camiseta amarela e está nos ombros do pai. O pai é branco e tem cabelo e barba grisalhos e veste camisa branca. A mãe é negra, tem cabelo cacheado preso para trás e veste blusa azul escura

Não faltam razões para guardar dinheiro, mesmo que o salário ou rendimento mensal seja baixo. Apenas pra ficar em alguns motivos, guardar grana é importante para:

  • criar uma reserva de emergência para lidar com os imprevistos da vida

  • ter mais independência financeira para viver como você quiser

  • se preparar para uma aposentadoria tranquila e segura financeiramente

  • ajudar a família, filhos e pessoas queridas

  • melhorar o estilo e a qualidade de vida usando o dinheiro como meio para isso

  • realizar sonhos de viagens, estudos, aquisição de bens etc.

  • superar dificuldades e obstáculos que atrapalham a vida e rotina

Agora que você já viu a importância de poupar mesmo ganhando pouco, é hora de aprender a transformar essa grana em mais grana. Por isso, veja no que dá para investir, inclusive ganhando pouco dinheiro.