O que você vai ler neste artigo:

Contracheque: o que é e como tirar pela internet

Documento também conhecido como holerite mostra seus ganhos mensais e é necessário em operações de crédito

ARTIGOS

 • 

10min. de leitura

 • 

15.06.2022

 

mais crédito
para você

PorRedacao | Millena PAN

 

*Texto atualizado em 05.09.2022

O contracheque é um importante documento relacionado ao salário do trabalhador, que pode ser utilizado em diversas situações, como por exemplo no financiamento de um automóvel ou para fechar um contrato de aluguel.

Diferentemente do que acontecia no passado, quando era preciso lidar com papéis, o holerite, como também é chamado, pode ser disponibilizado pelo empregador de forma digital na internet.

 

Sem conferir o contracheque, fica difícil entender quais são os seus ganhos mensais em uma empresa, seja ela pública ou privada. Isso pode impactar o planejamento e a organização financeira, já que você não saberá exatamente quanto ganhou em um determinado período, por exemplo.

Além disso, o contracheque facilita a vida de quem está em busca de crédito, já que serve de comprovante ao mostrar o salário de uma pessoa. Isso é necessário em muitos momentos, como ao declarar o Imposto de Renda ou solicitar um empréstimo.

Entenda o que é o contracheque e como obter esse documento de maneira online, pela internet, sempre que for necessário.

O QUE É CONTRACHEQUE?

O contracheque é um documento que registra os pagamentos que uma pessoa recebe de uma empresa, seja ela pública ou privada. Ou seja, é o registro de rendimentos, como salário, horas extras, 13º salário, férias etc.

Outro nome para contracheque é holerite. Ambos são o mesmo tipo de documento, responsáveis por listar ganhos e descontos de um empregado. O termo contracheque costuma ser mais utilizado, por exemplo, no funcionalismo público.

Além dos ganhos de funcionários, o contracheque também pode apresentar eventuais descontos, como contribuição ao INSS, recolhimento de FGTS, vale-transporte, entre outros.

Dessa maneira, quem é assalariado consegue acompanhar exatamente o quanto ganhou de salário – rendimentos brutos (sem eventuais descontos) e líquidos (o quanto efetivamente foi depositado na conta bancária).

O contracheque, ou holerite, é um dispositivo previsto pelo art. 464 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que diz que o pagamento do salário deverá ser feito com comprovação por recibo.

COMO FUNCIONA O CONTRACHEQUE?

Em geral, o contracheque ou holerite é disponibilizado todo mês com os rendimentos e descontos desse período. A data em que ele fica disponível depende da empresa.

O documento indica os ganhos brutos de um funcionário, os descontos realizados e o valor líquido que foi depositado no dia do pagamento. 

No caso de empresas que pagam remunerações uma única vez no mês (no 5º dia útil, por exemplo), o contracheque traz os dados consolidados do período.

No caso de empresas que dividem o pagamento salarial (com uma parte no dia 15 e outra no dia 30, por exemplo), é possível que existam 2 contracheques, cada um relacionado a uma data de pagamento.

Entre as informações que precisam constar no documento, estão:

  • As informações da empresa, como nome e CNPJ;

  • Dados do funcionário, como nome e informações bancárias;

  • Informações financeiras, como salário, horas extras e comissões;

  • Descontos, como adiantamento, recolhimento de Imposto de Renda e contribuição ao INSS;

  • Descontos causados por faltas injustificadas.

QUEM PODE TER CONTRACHEQUE?

Como dissemos, o contracheque ou holerite é um documento de quem recebe rendimentos como salário, horas extras, 13º salário, férias e outros ganhos de uma empresa pública ou privada. Portanto, tem contracheque quem é assalariado. 

COMO CONSEGUIR CONTRACHEQUE PELA INTERNET?

É essencial saber como conseguir o seu contracheque, já que ele é um documento requisitado em diversas situações. O registro pode ser exigido em momentos como:

Vale lembrar que o crédito consignado é um tipo de empréstimo no qual as parcelas são descontadas na folha de pagamento de quem tem acesso a essa modalidade de crédito.

Esse público é composto principalmente por aposentados e pensionistas do INSS, militares e pensionistas das Forças Armadas e servidores públicos de órgãos que tenham convênio com uma instituição financeira.

Quem é servidor federal consegue o seu contracheque pelo site ou aplicativo SouGOV.BR. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo ou site SouGOV.BR e entre com seu acesso;

  2. Depois, escolha o vínculo que deseja consultar, caso tenha mais de um, na opção “Órgão - Uorg - Matrícula”;

  3. Em seguida, vá até a área “Autoatendimento” e clique em “Consulta Contracheque”;

  4. Selecione o mês que deseja consultar e abra os menus “Rendimentos”, “Descontos” e “Informações Adicionais”;

  5. Se quiser fazer o download do contracheque, basta clicar na seta para baixo, localizada no canto superior direito;

De acordo com o governo, ficam disponíveis os registros de contracheque dos 12 meses anteriores ao mês de consulta.

No caso de servidores estaduais ou municipais, é importante consultar o site ou portal do órgão público ou sistemas internos para verificar qual é o passo a passo para consultar o contracheque. Em geral, eles disponibilizam o documento em portais específicos para servidores.

O mesmo vale para empresas privadas: quem deseja o contracheque pode perguntar à área de recursos humanos (RH) qual o procedimento para conseguir o documento. Muitas empresas enviam o contracheque por e-mail ou permitem o download a partir de sites internos para funcionários, por exemplo.

Uma dica importante é sempre baixar (fazer o download) o seu contracheque ou holerite e manter ele guardado em um lugar seguro por pelo menos 5 anos.

 

O QUE É O CONTRACHEQUE GDF

Contracheque GDF trata-se do contracheque do Governo do Distrito Federal, daí o significado de sua sigla.

Da mesma maneira que outros contracheques, o GDF pode ser obtido virtualmente, pelo portal do Governo do Distrito Federal.

Para isso, é necessário acessar o portal do servidor GDF por meio do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos. Em seguida, é necessário fazer o login com usuário e senha.

Nesse sistema do servidor do GDF, é possível obter o demonstrativo de pagamento do mês corrente, assim como pegar a 2ª via dos contracheques.

É também no portal do servidor do GDF que o funcionário público do Distrito Federal consegue seu comprovante de rendimento usado na declaração do Imposto de Renda.

Apesar desse canal próprio, que é o portal do servidor do GDF, esses mesmos servidores também podem consultar seus contracheques por meio dos canais do governo federal mencionados acima.

Isso porque o portal SouGov tem centralizado cada vez mais os serviços do funcionalismo público para facilitar a vida do servidor.

Por fim, vale lembrar que o cidadão não deve confundir o contracheque ou holerite com informe de rendimentos, que é outro documento relacionado à renda. Entenda o que é esse registro e como conseguir o seu.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEMPRÉSTIMO PESSOALMAIS CRÉDITO PARA VOCÊ

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: