CONTESTAÇÃO / CANCELAMENTO DE DESPESA

Tem alguma transação que você não reconhece na sua fatura? Você comprou um produto e não recebeu? Comprou um produto ou serviço que está diferente do anunciado? Cancelou uma compra e o valor ainda não foi estornado na fatura?

Veja os procedimentos de contestação de despesa em diferentes casos e o que fazer:

NÃO RECONHECIMENTO DE DESPESAS

Fica a dica: O nome do estabelecimento em que você fez a compra nem sempre será o mesmo postado na sua fatura, isso acontece por conta da razão social que o estabelecimento cadastrou. Por isso, é importante você sempre conferir o valor e a data da compra.

Caso realmente não reconheça a compra e o valor da transação, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou nos acione via WhatsApp para bloquear imediatamente o cartão e registrar o pedido de contestação da compra.

Central de Atendimento Pan:

·       4003-0101 – Capitais e Regiões Metropolitanas (WhatsApp)

·       0800-888-0101 – Demais localidades

Atendimento de 2ª a Sábado, das 8h às 22h.


CANCELAMENTO DE COMPRA E DESACORDO COMERCIAL

Fica a dica: Para esse tipo de contestação, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento responsável pela compra para solicitar o cancelamento o mais rápido possível.

Se você não conseguiu contato com o estabelecimento ou o estabelecimento se negou a cancelar a compra, vamos precisar de evidências do contato, como: data, meio de acionamento (se telefone, qual o número? Se e-mail, qual o endereço? Se WhatsApp, qual o número? Etc.), horário aproximado, protocolo (se houver) e nome do atendente (se houver). Essas informações são essenciais para seguirmos o pedido de contestação, por isso é importante que após a negativa do estabelecimento, você entre em contato com o PAN o mais breve possível.

Para registrar a contestação, entre em contato com a nossa Central.

Central de Atendimento Pan:

·       4003-0101 – Capitais e Regiões Metropolitanas

·       0800-888-0101 – Demais localidades

Atendimento de 2ª a Sábado, das 8h às 22h.

Para te ajudar nesse processo, colocamos alguns exemplos de contestação e as informações que vamos precisar para registrar a sua solicitação de contestação.              

Quando o estabelecimento realiza o cancelamento da transação, é necessário aguardar o prazo de até 15 dias corridos do cancelamento da transação para que o valor seja estornado na fatura. Se já ultrapassou esse prazo, entre em contato conosco.

Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio do comprovante de cancelamento da compra ou o comprovante de tentativas de contato com o estabelecimento e informações do que foi comprado (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado, data do cancelamento e motivo do cancelamento) 

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Para que sua solicitação de contestação/cancelamento de despesa seja analisada, será necessário nos informar os detalhes da compra ou serviço que seria prestado, como por exemplo data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes, a data prevista para entrega ou da prestação do serviço e se houve prorrogação da data.
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Em caso de mercadoria com defeito ou serviço mal prestado, após contato com o estabelecimento comercial para tentar sanar o problema, caso não seja resolvido será necessário nos informar os detalhes da compra ou serviço adquirido (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado) e o defeito apresentado na compra ou no serviço (descrição do defeito em detalhes) para que o PAN possa avaliar sua solicitação.

Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de evidências que comprovem o defeito. Ex.: Fotos, imagens, prints etc.

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Será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes), data e canal da devolução da mercadoria. Caso você já tenha feito a solicitação de cancelamento de compra é importante atentar-se ao prazo de até 15 dias corridos para que o valor seja estornado na sua fatura. 

Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de evidências que comprove a devolução da mercadoria. Ex.: comprovante dos correios ou documento fornecido pelo estabelecimento.

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Será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes), após o fornecimento dessas informações, será avaliado a possibilidade de cancelamento de compra.

Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de documento/laudo emitido pela loja oficial ou loja autorizada comprovando a falsidade da mercadoria.

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Para realizar a contestação/solicitação de cancelamento, será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes) e a descrição detalhada da divergência ou da má qualidade da mercadoria recebida.

Importante: Para esse pedido, é obrigatório o envio de evidências que comprovem que a mercadoria recebida não está de acordo com o que foi comprado ou que a mercadoria é de má qualidade. Ex.: Fotos, imagens, prints etc.

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Caso tenha sido cobrando um valor referente a renovação de serviço/compra que você não autorizou, verifique com o estabelecimento se o cancelamento foi realizado e caso tenha confirmação de que houve o cancelamento, ao acionar o PAN será necessário nos informar os detalhes da compra (data da compra, valor, estabelecimento, descrição do que foi comprado em detalhes) e a data em que o serviço foi cancelado com o estabelecimento.
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Lembre-se: antes de entrar em contato com o PAN, é importante que entre em contato com o estabelecimento comercial responsável pela venda do produto/serviço. Todas as solicitações de contestação/cancelamento de despesa serão avaliadas pelo PAN e a simples abertura de solicitação, não implica em direito estorno ou cancelamento da compra. As solicitações serão avaliadas conforme critérios definidos pelo PAN. 
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