Dicas de Segurança

Segurança da Informação

Segurança do Cliente

O PAN se preocupa com a segurança das informações e dados de seus clientes, buscando sempre trazer novas soluções e tecnologias com o objetivo de proteger e manter a confidencialidade das informações.

Selecionamos algumas informações para que a experiência de nossos clientes seja completa e segura. Confira abaixo:

Cuidados com Informações Pessoais

1º - O PAN jamais solicita sua senha de acesso aos serviços por e-mail ou telefonemas de funcionários;

2º - Nunca informe o número completo do seu cartão de crédito do PAN junto do código de segurança escrito no verso por telefone ou e-mails, mesmo que aparentem ser do PAN. Nós não solicitamos essas informações aos nossos clientes;

3º - Verifique sempre o endereço acessado no seu navegador, garantindo assim o acesso ao website correto do PAN;

4º - Evite inserir informações pessoais em formulários suspeitos ou de origem confiável

Dicas PAN

Observe sempre os arredores ao inserir sua senha para acessar os serviços online do PAN, verificando se não há alguém lendo o que você digita;

Busque memorizar suas senhas, evitando anotá-las em papel ou arquivos em seu computador;

Cuidado com e-mails que solicitam detalhes e informações pessoais! São conhecidos como phishing, ou SPAM e tem o objetivo de obter dados para fins ilícitos;

Tenha um software antivírus instalado em seu computador e celular, para que ameaças como malware (um software criado com intenções maliciosas) possam ser identificadas e deletadas do seu dispositivo;

Procure sempre pelo cadeado que deverá aparecer ao lado do endereço do site do PAN em seu navegador! Esse cadeado define que  o site está utilizando o chamado “Certificado Digital”, que assegura que as informações do site não possam ser interceptadas por terceiros.

Em caso de dúvidas, entre em contato com as nossas Centrais de Atendimento.

Fique Atento

Pessoas mal intencionadas podem usar truques e mentiras para tentar enganar você.

Cuidado com e-mails falsos

Fique atento com as comunicações, faturas e boletos enviados pelo Banco PAN. Não enviamos e-mails como: Gmail, Outlook, IG, UOL, Hotmail, Bol, Terra, Yahoo - domínios que não pertecem ao Banco PAN.

Desconfie sempre de práticas e descontos incomuns na aprovação de seu crédito ou renegociação de dívida.

Toda segurança se torna frágil quando expomos nossas informações na internet, redes sociais ou de um contato telefônico.

Vejam algumas dicas de segurança nos links ao lado.

Fraude em Boletos

O boleto bancário é uma das opções de pagamento mais utilizadas em todo o país em razão de sua praticidade, porém este meio de pagamento tem sido alvo de fraudes.

Desta forma, sugerimos alguns procedimentos de segurança para você evitar que seja prejudicado:

  • Identifique o Banco emissor pelos três primeiros números da linha digitável. Nosso número é 623. Para identificar o número do banco, clique aqui e acesse o site da FEBRABAN.
  • Confira se dados como nome e CNPJ da empresa que emitiu o boleto estão corretos, consultando aqui (site receita federal). A data de vencimento do título e o valor cobrado também devem ser conferidos.
  • Se o boleto apresentar erros de português, manchas ou borrões fora dos padrões, não ignore. Na dúvida, compare com o boleto do mês anterior.
  • Sempre atualize o antivírus do seu computador e evite acessar e imprimir boletos em computadores que você não conhece.
  • Fique atento com sites que prometem a atualização ou geração de boletos, principalmente os que oferecem descontos atrativos.
  • Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
  • Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie.
  • Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
  • A dica vale tanto para os boletos impressos pelo consumidor quanto para os que chegam na residência pelos Correios.
  • O Banco PAN não envia boletos por meio de sedex. Se receber, desconfie.
  • O Banco PAN disponibiliza um validador online para boletos emitidos pelo PAN.
  • Consulte o seu boleto no VALIDADOR PAN para garantir a veracidade do boleto.

Validador de Boletos

Valide o seu boleto para realizar o pagamento com segurança!

Acesse o Validador

Engenharia Social

Engenharia Social é o termo utilizado para descrever um método de obter informações importantes e sigilosas de pessoas ou empresas por meio de enganação ou exploração da confiança.

O golpista utiliza a persuasão para enganar as pessoas e obter informações que podem ser utilizadas para acessar contas, informações pessoais ou sistemas de empresas. A maioria dos golpes de engenharia social são feitos por meio de telefonemas ou envio de mensagens por e-mail.

Desta forma, apresentamos algumas dicas para evitar que você caia nesse golpe:

  • Efetue as atualizações periódicas de segurança do sistema operacional de seu computador e mantenha sempre o seu antivírus ativo e atualizado;
  • Cuidado com links enviados por e-mails. Remetentes de procedência desconhecida e duvidosa podem conter links que costumam direcionar para páginas fraudulentas;
  • Não abra os arquivos ou execute os programas sem antes passar pelo antivírus, especialmente os arquivos com extensões:
    • .zip,
    • .scr e
    • .exe;
  • Geralmente e-mails falsos contêm diversos erros gramaticais e de ortografia;
  • Evite acessar sua conta em computadores de uso público, pois são alvos fáceis para ações fraudulentas na Internet;
  • Não forneça dados pessoais por telefone sem antes se certificar com quem está falando;
  • O Banco PAN nunca solicita senhas de acesso.

Veja ainda as dicas da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Assista no YouTube

Cuidados na utilização do seu cartão

  • Certifique-se de que ninguém está vendo a sua senha quando estiver fazendo compras ou quando utilizando caixas eletrônicos;
  • Evite senhas de fácil identificação e, por motivos de segurança, nunca anote, tampouco guarde junto com o cartão ou dentro da carteira;
  • Jamais ligaremos ou enviaremos SMS solicitando senha do seu cartão;
  • Não enviamos motoboys para retirada do seu cartão, mesmo que você o danifique;
  • Lembre-se de que sua senha é pessoal e intransferível, nunca compartilhe com outras pessoas;
  • Não deixe que terceiros tenham acesso ao seu cartão, lembre-se de que mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando apenas as informações contidas nele;
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, comunique imediatamente a Central de Atendimento do Banco PAN;
  • Antes de viajar para o exterior, lembre-se de comunicar o Banco PAN para a liberação e utilização durante a viagem.

Golpe do Falso Empréstimo Pessoal

O Banco PAN não solicita pagamento antecipado para liberação de empréstimos, e não autoriza parceiros a praticarem esse tipo de negociação.

Nesse golpe, a vítima recebe uma oferta de empréstimo ou financiamento com taxas de juros muito inferiores às praticadas no mercado.

Após o seu crédito ser supostamente aprovado, a vítima é informada que precisa efetuar um depósito bancário para o ressarcimento das despesas, seguro fiador ou taxa de crédito.

A conta informada para depósito geralmente está em nome de pessoas físicas ou de empresas utilizadas para aplicar golpes.

Os golpistas costumam anunciar através de sites, jornais, e-mails ou telefonemas. Muitas vezes utilizam, indevidamente, o nome de instituições financeiras.

Nessas situações, nunca efetue o depósito ou pagamento.

Golpe do Motoboy

O Banco PAN não efetua qualquer recolhimento de cartões, em nenhuma hipótese. Se alguém ou alguma empresa entrar em contato e se oferecer para isso, não entregue.

Entenda o Golpe do Motoboy

O golpista liga para a vítima se passando por um funcionário do banco. Muitas vezes ele confirma alguns dados, tentando passar a sensação de uma ligação segura.

O golpista afirma que o cartão foi clonado ou que houve compras suspeitas. Ele então informa que irá cancelar o cartão e solicita que o cliente digite algumas informações no telefone como senha de cartão.

Para finalizar o atendimento informa que o chip será avaliado e orienta a vítima a invalidar a tarja, cortar e entregar o cartão para o motoboy. Com os dados e o chip em mãos, os golpistas conseguem fazer diversas compras no cartão, podendo gerar prejuízos.

Como evitar:

  • Caso você desconfie de alguma ligação vinda do PAN, desligue o telefone e entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento PAN Cartões. Os números de telefone podem ser encontrados no site do banco ou no verso do seu cartão;
  • Em hipótese alguma o PAN recolhe cartões bancários, mesmo que inutilizados;
  • O PAN jamais ligará ou enviará SMS solicitando a senha do seu cartão.
  • Caso precise jogar um cartão fora, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e descarte você mesmo, nunca o entregue a ninguém.

    Veja as dicas da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) para não cair nesse golpe.

    Assista no YouTube

Golpe: Devolução de Recursos em Conta Fraudulenta

  • O Banco PAN não solicita devoluções de valores em contas que não sejam de nossa titularidade.
  • O número do Banco PAN sempre será o 623.
  • Antes de efetuar o pagamento certifique-se que o número, agência, conta e CNPJ pertencem ao Banco PAN.
  • Em caso de dúvidas, entre em contato pelo nosso Chat ou Central de Atendimento.

Fique atento!

Veja também

Conheça o PAN

Entenda porque somos um banco ágil e descomplicado

Saiba mais

Rede de Vendas

Encontre o representante do Banco PAN mais próximo de você

Saiba mais

Relação com Investidores

Confira relatórios dos resultados alcançados pelo do Banco PAN

Saiba mais