Instruções para Baixa do Gravame

Você sabe o que é ?

A baixa do gravame ou alienação é o registro de confirmação de que o financiamento do seu veículo foi quitado. Quando você financia um carro e paga todas as prestações, ao final a instituição financeira informa o Detran que tudo foi pago. Por isso, a baixa do gravame é importante para comprovar que não existe qualquer pendência financeira em relação ao financiamento do veículo. 

Importante: Após a contratação do financiamento, o cliente necessita transferir a propriedade do veículo em até 30 dias (o Detran cobrará multa após o prazo estabelecido). Caso ocorra a quitação do contrato, sem a transferência do documento, a instituição financeira não conseguirá realizar a baixa da alienação / gravame.

Qual o prazo para a baixa do gravame ?

O prazo para realização é de até 2 (dois) dias úteis após a quitação do contrato. Vale ressaltar que a baixa do gravame só poderá ser realizada se a transferência da propriedade do veículo já tiver ocorrido. 

Como tirar a alienação (gravame) do documento do veículo ?

Se você fez o financiamento do seu veículo com o PAN e já quitou todas as prestações, a baixa ocorre automaticamente. Aguarde o próximo licenciamento para visualizar a baixa da alienação ou procure o Detran/Despachante para emitir um novo documento.

Confira mais sobre o assunto e a sua importância na quitação do veículo.