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Simples, rápido e seguro

Como desbloquear o benefício do INSS em 2025: guia prático

Seu benefício do INSS foi bloqueado? Não se desespere. Confira o passo a passo de como resolver a situação de forma rápida e prática.
Desbloqueie agora

Por que o Governo bloqueou os benefícios?

O Governo Federal bloqueou os benefícios do INSS – aposentadoria e pensões – para novos empréstimos consignados a fim de combater fraudes e garantir a segurança dos beneficiários.

Isso ocorreu porque investigações constataram descontos indevidos e contratações fraudulentas de empréstimos.

Alguns danos identificados:

  • Perda mensal entre R$ 20 e R$ 70.
  • Descontos não autorizados de empréstimos consignados.
  • Cobrança de serviços não prestados por associações.
  • Uso indevido de dados pessoais.
Simular empréstimo
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Outros motivos de bloqueio

Prova de Vida em atraso

O INSS exige a comprovação anual de que o beneficiário está vivo.

Ausência na perícia médica agendada

Para benefício concedido por condição ou doença que incapacita o trabalho.

Documentação pendente

É preciso enviar todos os documentos exigidos e mantê-los atualizados.

Inconsistências nos dados cadastrais

Dados divergentes dos da Receita Federal podem bloquear o benefício.

Meu INSS

Como desbloquear o Empréstimo Consignado no aplicativo Meu INSS?

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    Baixe o aplicativo no seu celular.

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    Insira os seus dados cadastrais (CPF e senha).

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    Siga para busca identificada como "O que você precisa?" e digite "bloquear/desbloquear".

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    Escolha o serviço e avance conforme as orientações.

Meu INSS

Como desbloquear o Empréstimo Consignado no aplicativo Meu INSS?

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    Baixe o aplicativo no seu celular.
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    Insira os seus dados cadastrais (CPF e senha).
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    Escolha o serviço e avance conforme as orientações.
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Reativação de benefícios

Documentos essenciais para desbloqueio

Confira quais documentos podem ser necessários para desbloquear o seu benefício do INSS.

Documentos básicos

Para o titular, basta anexar um documento de identificação com foto. Para o procurador, também são pedidos procuração e comprovante de representação legal. Outros documentos podem ser necessários em caso de atendimento presencial.

Documentos para perícia médica

Para a perícia médica, é preciso apresentar um atestado médico com CID. Além disso, documentos complementares podem ser incluídos, como exames, laudos e outros.

Para desbloqueio por fraude

Pelo app, marque se os descontos foram autorizados ou não e toque em "enviar declarações". Posteriormente, outros documentos podem ser necessários.

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Contrate o crédito consignado INSS do PAN com taxas a partir de 1,80% a.m. em 10 minutos, sem burocracia.
*Sujeito à análise de crédito e condições do produto.
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    Informe nome, CPF e telefone em campos grandes e fáceis de preencher.

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    Abra sua Conta Digital PAN

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Proteja-se de golpes

Canais oficiais para resolver

Solucione as questões relativas aos seus benefícios do INSS apenas pelos canais oficiais. Tenha atenção a ligações e visitas domiciliares não solicitadas, nunca forneça CPF ou senhas por telefone e só autorize descontos que você realmente contratou.

Casos simples são resolvidos online; situações completas podem exigir atendimento presencial.

Aplicativo Meu INSS

O atendimento online é mais rápido para casos simples e permite consulta de benefícios, agendamento de serviços e realização de Prova de Vida digital.

Central 135

O atendimento pelo telefone 135 é gratuito de qualquer telefone, funciona de segunda a sábado das 7h às 22h e oferece orientações e agendamentos.

Agências INSS

O atendimento presencial exige agendamento obrigatório e é indicado para casos complexos e entrega de documentos físicos.

Perguntas frequentes

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito especial em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou contracheque, disponível para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos ou pensionistas de órgãos municipais, estaduais e federais, militares ou pensionistas das Forças Armadas, desde que haja convênio estipulado entre o PAN e o órgão em que você está enquadrado. Confira os convênios aceitos

É um empréstimo que pode ser contratado mesmo por negativados e tem melhores condições como taxas de juros muito mais baixas se comparado a outras modalidades.

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Confira os canais disponíveis para contratação: 

Conveniados do INSS:

Se você é correntista PAN, basta acessar o app do Banco PAN e realizar a contratação pelo menu "Empréstimo Consignado". 

Não conveniados INSS e outros: 

Para não correntista,
basta acessar o nosso WhatsApp.

Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto em feriados nacionais).

Se você já possui algum produto aqui no PAN, também é possível contratar no site, pela área do cliente.

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O valor máximo de sua parcela mensal é definido de acordo com a margem consignável disponível pelo órgão em que você está enquadrado. Para saber o valor e taxas, você pode simular a contratação através do WhatsApp.

Lembre-se de consultar o Custo Efetivo Total (CET) previamente à contratação.

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Sim, desde que haja margem consignável disponível e que não ultrapasse a quantidade máxima de empréstimos autorizada pelo órgão em que você está enquadrado.
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Após a análise de sua proposta e a confirmação da reserva de margem, você receberá o valor em até 2 dias úteis.
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É a possibilidade do cliente que possui uma operação de crédito em uma instituição financeira transferi-la para outra, desde que o valor e o prazo da operação na nova instituição não sejam superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito portada.

Em outras palavras, você pode trazer seu contrato para o PAN em melhores condições e até diminuir o valor de sua parcela.

Ah! E não se esqueça de consultar as condições da nova operação previamente à contratação.

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Qualquer pessoa física que possua uma operação de crédito consignado vigente em uma Instituição financeira integrante do Sistema Financeiro Nacional. 

Ah! Antes você precisa consultar o Órgão em que você está enquadrado, ver se possui oconveênio com o PAN (Clique aqui para conferir: convênios aceitos)

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Para solicitar a sua portabilidade, vamos precisar apenas de algumas informações: 

Se o seu convênio é INSS, basta acessar o APP "Meu INSS" e baixar o histórico de consignações (Hiscon)

Mas se for outro convênio, basta solicitar à instituição origem de sua operação o valor de sua dívida e o prazo remanescente (carta saldo);

Confira os canais disponiveis para realizar a solicitação: 

Convênio INSS:

Se você é correntista PAN, basta acessar o APP do PAN e realizar a contratação através do menu "Empréstimo Consignado".

Conveniados INSS e outros:

Para não correntista, basta acessar o nosso WhatsAPP.

Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 9h às 18h (exceto em feriados nacionais)    

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O refinanciamento é a possibilidade de "trocar" o contrato antigo por um novo. É uma modalidade de crédito que possibilita buscar melhores condições de pagamento como prazo, taxa de juros, unificação de contratos, diminuir o valor das parcelas ou até mesmo obter um crédito adicional, o que chamamos de "troco".  

Confira as regras mínimas para refinanciar o seu contrato: 

  1. Possuir contratos em andamento no PAN
  2. O Contrato deve estar em dia

Para simular um refinanciamento, clique aqui: WhatsApp do PAN

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A liberação de margem ocorre em média 5 dias úteis após a liquidação do contrato. 

Mas o prazo pode variar de acordo com as regras do órgão pagador (convênio), em alguns convênios só é possível visualizar a liberação da margem após o fechamento da folha. 

Atendimento via WhatsAPP: 11 4003 0101 ou clique Aqui!

Atendimento por voz: Capitais - 4002 1687 | Demais localidades - 0800 775 8686

Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h (exceto em feriados nacionais)

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Para solicitar a antecipação das parcelas do seu contrato, é necessário entrar em contato com a nossa central de atendimento e realizar a solicitação. 

Atendimento via WhatsAPP: 11 4003 0101 ou clique Aqui!

Atendimento por voz: Capitais - 4002 1687 | Demais localidades - 0800 775 8686
Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h (exceto em feriados nacionais)

Atenção: O PAN não irá entrar em contato ofertando a quitação do seu contrato. Caso receba este tipo de acionamento, entre em contato com nossos canais de atendimento imediatamente. 

Ah! Caso você receba algum boleto, sempre verifique o Beneficiário e realize a validação do código de barras:  https://www.bancopan.com.br/servicos-online/

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Em caso de arrependimento na contratação de uma operação de Empréstimo Consignado você tem até 7 dias corridos contando da data da contratação, para entrar em contato com o PAN, efetuar o cancelamento e a devolução dos valores, acrescido de eventuais tributos que incidiram sobre a operação.

Atenção: as devoluções devem ser feitas somente na conta do Banco PAN ou em boleto emitido em nome do PAN, e nunca para de terceiros. O Banco PAN nunca entra em contato, solicitando devolução de recursos.
Caso receba este tipo de acionamento, contate nossos canais de atendimento imediatamente. 

Ah! Caso você receba algum boleto, sempre verifique o Beneficiário e realize a validação do código de barras:  https://www.bancopan.com.br/servicos-online/

Qualquer dúvida, entre em contato conosco por meio de nossa Central de Atendimento.

Atendimento via WhatsAPP: 11 4003 0101 ou clique Aqui!

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Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h (exceto em feriados nacionais)

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Em hipótese alguma o Banco PAN entrará em contato solicitando a devolução de valores, transferência ou pagamento de boleto em nome de terceiros. Caso receba este tipo de solicitação, entre em contato imediatamente conosco por meio de nossa Central de Atendimento.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco por meio de nossa Central de Atendimento.

Atendimento via WhatsAPP: 11 4003 0101 ou clique Aqui!

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Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h (exceto em feriados nacionais)

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Confira onde você pode visualizar as informações dos seus contratos como quantidade e valor de parcelas, vencimento, 2ª via de contrato, etc.

Se o seu convênio for INSS, basta acessar a área do cliente e realizar o login.

Para outros convênios ou outros assuntos, entre em contato com a nossa central de atendimento: 

Atendimento via WhatsAPP: 11 4003 0101 ou clique Aqui!

Atendimento por voz: Capitais - 4002 1687 | Demais localidades - 0800 775 8686
Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h (exceto em feriados nacionais)"

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O Banco PAN não solicita pagamento de taxas antecipadas para liberação do valor ou aprovação rápida e em hipótese alguma entrará em contato solicitando a devolução do valor liberado seja através de transferência, pix ou pagamento de boleto. Sempre verifique o beneficiário antes de efetuar o pagamento. 

Tenha cuidado pois pode se tratar de fraude! 

Ah! Caso você receba algum boleto, sempre verifique o Beneficiário e realize a validação do código de barras aqui.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco por meio de nossa Central de Atendimento.

Atendimento via WhatsAPP: 11 4003 0101 ou clique Aqui!

Atendimento por voz: Capitais - 4002 1687 | Demais localidades - 0800 775 8686
Horário de Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, Sábados, das 9h às 15h (exceto em feriados nacionais)

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O que é? O seguro prestamista garante o pagamento (total ou parcial) de sua dívida, caso você não consiga efetuar o pagamentoe fiqueinadimplente em decorrência de algum dos eventos previstos na apólice.

É obrigatório? A contratação do seguro não é obrigatória, ficando a escolha do cliente proteger ou não o seu empréstimo.

Como contratar? O seguro prestamista está disponível para empréstimos consignados de clientes servidores vinculados aos Órgãos Publicados com os quais o PAN mantenha convênio, exceto INSS. 

A contratação do seguro pode ser feita no momento em que o cliente adquire o empréstimo.

Ah! o seguro é fornecido pela empresa Too Seguros, para saber mais, entre em contato nos canais abaixo: 

SITE: WWW.TOOSEGUROS.COM.BR

WHATSAPP: 55 11 994003326

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800 775 9191

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 2ª A 6ª FEIRA, DAS 8H ÀS 20H (EXCETO FERIADOS)

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O que é? O seguro Vida INSS garante o pagamento de uma indenização ao beneficiário da apólice em caso de falecimento ou invalidez do segurado.

é obrigatório? O seguro não é obrigatório, ficando a escolha do cliente contratar ou não a proteção.

Como contratar? O seguro Vida INSS está disponível exclusivamente para empréstimos consignados do convênio INSS. A contratação do seguro pode ser feita no momento  em que se adquire o empréstimo.

Ah!  Nosso seguro prestamista é fornecido pela empresa Too Seguros. Para saber mais, entre em contato nos canais abaixo:  

SITE: WWW.TOOSEGUROS.COM.BR

WHATSAPP: 55 11 994003326

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800 775 9191 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 2ª A 6ª FEIRA, DAS 8H ÀS 20H (EXCETO FERIADOS)

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