Saiba como evitar fraudes no seu cartão de crédito

Foto:

O cartão de crédito tem sido uma mão na roda no nosso dia a dia, afinal é muito mais prático e não precisamos circular por aí com grandes quantidades de dinheiro na carteira. Além disso, em compras pela internet, normalmente o pagamento é reconhecido mais rápido se você paga com o cartão de crédito, agilizando o recebimento do produto.

Infelizmente, um produto com tantas vantagens, também é muito visado pelos mal-intencionados. Fraudes em cartões de crédito costumam ser mais frequentes do que imaginamos, e quando ocorrem, podem trazer muita dor de cabeça.

Existem algumas formas de prevenir esse incidente, por isso listamos algumas dicas a seguir:

INTERNET

  • 1. Avalie com cautela a loja que vai usar seu cartão de crédito: Pesquise a reputação da loja antes de efetuar a compra. Use sites específicos de reclamações para te auxiliar. Desconfie de lojas que oferecem preços muito vantajosos ou apresentam erros ortográficos e imagens de baixa qualidade. Estes itens costumam caracterizar sites fraudulentos.
  • 2. Evite guardar os dados do seu cartão em sites: Algumas lojas virtuais te dão a opção de guardar os dados do seu cartão de crédito para compras futuras. Essa opção não é recomendada, apenas se for um serviço que exija pagamento mensal. É mais seguro digitar o número do seu cartão toda vez que efetuar uma compra.
  • 3. Faça compras apenas em seus próprios dispositivos: Evite usar aparelhos de terceiros para efetuar suas compras. Use o seu computador pessoal, smartphone ou tablet, é mais seguro. Nos dispositivos que não são seus, você não tem controle sobre os softwares instalados, e alguns podem ser maliciosos e coletar seus dados.
  • 4. Proteja seus dispositivos: Não faça downloads em sites desconhecidos, não abra e-mails de destinatários que não conhece e muito menos clique em links suspeitos. Mantenha sistemas operacionais e aplicativos atualizados e utilize senhas fortes.
  • 5. Faça o monitoramento constante do seu cartão: Ative o serviço de SMS PAN Alerta, caso ainda não esteja ativado. Assim, cada vez que uma compra for realizada, você saberá em tempo real. Caso não identifique alguma compra, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento.
  • 6. Cuidado com ligações suspeitas: Pode ser que estabelecimentos ou operadoras liguem para o cliente para confirmar a compra, mas jamais solicitarão dados como: código de segurança (CVV) e data de vencimento.

ESTABELECIMENTOS FÍSICOS

  • 1. Tome muito cuidado com sua senha: Certifique-se de que ninguém está vendo a sua senha ao digitá-la na maquininha de cartão. Evite senhas de fácil identificação e, por motivos de segurança, nunca anote, tampouco guarde junto com o cartão ou dentro da carteira. Lembre-se de que sua senha é pessoal e intransferível, nunca compartilhe com outras pessoas.
  • 2. Fique atento ao utilizar o cartão em estabelecimentos: Esteja sempre atento e mantenha o cartão de crédito sempre em seu campo de visão. Jamais admita que alguém leve seu cartão para lugares que você não tem acesso. Além disso, lembre-se de confirmar o valor da compra antes de digitar a senha.
  • 3. Cuidado com golpes: O PAN jamais liga ou envia SMS solicitando a senha do seu cartão. Também não enviamos motoboys para retirada do seu cartão, mesmo que você o danifique.
  • 4. Nunca empreste seu cartão: Não deixe que terceiros tenham acesso. Lembre-se que mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando apenas as informações contidas nele.
  • 5. Quando for viajar com seu cartão, comunique o Banco: Antes de viajar para o exterior, lembre-se de comunicar o Banco PAN para a liberação e utilização durante a viagem. É mais seguro para todos.
  • 6. Cuidado onde armazena seu cartão: Nunca deixe em malas, quartos de hotéis e guarda-volumes. Mantenha-o sempre em local seguro.
  • 7. Analise sua fatura minuciosamente: Acompanhe os lançamentos da sua fatura semanalmente. Leia item por item e confirme todos os valores das despesas.
  • 8. Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão: comunique imediatamente a Central de Atendimento do Banco PAN.

Mas caso o seu cartão seja fraudado, entre em contato com a nossa Central de Atendimento o quanto antes para as devidas providências.